(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bovespa inicia semana na tentativa de reaver ganhos


postado em 26/03/2012 10:21

Depois de ter zerado as perdas de março, ao final da semana passada, a Bovespa abre o pregão desta segunda-feira decidida em não corromper os ganhos acumulados desde o início do ano. Ao menos para hoje, o noticiário vindo do exterior favorece uma recuperação das perdas recentes e a proximidade do fim do mês, e do trimestre, pode reforçar a trajetória de alta, rumo ao topo do ano. O Ibovespa abriu em alta de 0,65%.

Apesar dos renovados receios com China e Europa, os mercados internacionais iniciaram a semana no azul, diante da surpreendente melhora do índice IFO de sentimento econômico na Alemanha. O dado subiu pelo quinto mês consecutivo, para 109,8 em março, e contrariou a previsão de queda para 109,5, de 109,7 em fevereiro (dado revisado).

Porém, as preocupações com o risco de contágio das dívidas soberanas ainda pesa nos negócios, sobretudo na Espanha, após a vitória amarga do governo de Rajoy na região de Andalucia. É válido lembrar que, ao final da semana, os ministros das Finanças dos países da União Europeia reúnem-se por dois dias e devem discutir como evitar que o país ibérico reacenda a crise europeia.

Do outro lado do Atlântico Norte, Wall Street também embala os negócios, animado com as declarações do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke. Segundo ele, a política monetária acomodatícia e a taxa de juros em níveis ultrabaixos continuarão ajudando a reduzir a taxa de desemprego no longo prazo. Contudo, Bernanke alertou que as condições do mercado de trabalho continuam longe do normal e que ainda não está claro se a boa tendência recente vai durar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)