(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo e sindicato discutem sobre transporte irregular de gasolina e diesel

Representantes vão discutir soluções para minimizar as perdas dos transportadores, agravadas nos últimos meses com o aumento do ICMS


postado em 14/03/2012 09:35 / atualizado em 14/03/2012 09:49

Representantes do governo do estado e dos transportadores de combustíveis voltam a se reunir nesta quarta-feira para discutir o reforço de medidas que afetam diretamente a cadeia, como a fiscalização aos clandestinos. A reunião deve contar com a participação do Ministério Público, Procon e Centro de Operações de Combate ao Crime contra a Ordem Econômica, além da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Os órgãos foram convidados a participar da discussão sobre o transporte irregular de gasolina e diesel. Segundo o sindicato que representa a categoria, Sindtanque-MG, as perdas do setor foram agravadas com o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), que passou de 12% para 15% em 2 de janeiro. Outro dos pleitos é a flexibilização da carga tributária para insumos como os pneus. Na última semana os transportadores realizaram paralisações afetando o abastecimento dos postos da capital.
Além da redução do ICMS do diesel, os transportadores reivindicam a redução de outros impostos e exigências que incidem diretamente nos custos do transporte em Minas Gerais. Segundo cálculos do sindicato, atualmente o diesel corresponde a 50% dos custos do transporte.
 

Ainda segundo o sindicato, o ICMS de 15%, um dos mais altos do Brasil, tem resultado em grandes prejuízos às transportadoras de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais, como aumento dos custos do transporte e perdas de fretes, já que os postos existentes nas cidades mais afastadas da base de Betim, e mais próximas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, estão optando por adquirir o diesel nestes Estados, onde o imposto é de 12%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)