Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do levantamento de dados dos boletins de ocupação hoteleira da capital mineira, contabiliza 1,49 milhão de hóspedes nos hotéis e pequenos meios de hospedagem durante o ano de 2011. O número é 1,17% maior em relação a 2010, quando foram registrados 1,48 milhão de hóspedes. Comparando-se a 2008, quando foi realizado o primeiro levantamento da pesquisa, o valor é 4,85% maior. O mês de novembro de 2011 foi o de maior destaque, com 141.390 registros.
De acordo com o secretário Agostinho Patrus, estes números mostram o aquecimento do mercado turístico e a permanente necessidade de novos investimentos. “A atração de novos empreendimentos hoteleiros comprova a eficácia da política executada pelo Governo de Minas e prefeitura de Belo Horizonte em oferecer mais conforto e um número adequado de leitos para o turista de 2014, e para todo o público que vem à capital para lazer ou negócios”, disse Patrus Filho.
O secretário lembrou ainda que o índice de aprovação dos visitantes nacionais e estrangeiros em Minas Gerais em relação à organização da Copa do Mundo no Estado foi, em novembro de 2011, 12,3% maior do que a média Brasil. A avaliação de Minas Gerais durante o mês de novembro subiu 5,5% em relação ao mês de julho de 2011. Em uma escala de 0 a 10, a organização do Estado atingiu o valor de 6,55, enquanto que a avaliação nacional foi de 5,83. “Estamos no caminho certo. O turista tem avaliado bem o nosso trabalho. Minas Gerais dá exemplo ao Brasil de pontualidade e organização para recepção de grandes eventos”, ressaltou Patrus.
Rede hoteleira
Levantamento realizado pelo Governo de Minas aponta que o número de leitos no setor hoteleiro na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pode aumentar 85% até a Copa do Mundo Fifa 2014. Estão em construção na capital 34 hotéis, outros 17 empreendimentos estão na reta final do processo de licenciamento e na região metropolitana serão mais 24 hotéis até a Copa. Com isso, a Grande BH terá 75 hotéis a mais, que acrescentarão 25.438 leitos. Atualmente, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, existe em Belo Horizonte 107 hotéis, com 17.921 leitos. Quando incluímos a RMBH e o raio de 100 km da capital, passamos para um total de 314 hotéis e 30.194 leitos.
