(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confiança da indústria da construção na economia tem pequena recuperação em janeiro


postado em 09/02/2012 10:58

Os empresários da indústria de construção no país iniciaram o ano um pouco mais confiantes no desempenho da economia brasileira na comparação com o final de 2011. É o que demonstra a pesquisa Sondagem da Construção, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O levantamento inclui desde as empresas que lidam com edificações residenciais e comerciais até as que atuam em grandes empreendimentos de infraestrutura. O Índice de Confiança da Construção permaneceu em queda de 8,7% no trimestre encerrado em janeiro ante igual período do ano passado. Essa redução, no entanto, teve intensidade menor do que a verificada no trimestre terminado em dezembro último (-9,9%) e foi a queda menos acentuada desde setembro do ano passado, quando teve início a série do cálculo sobre a variação trimestral anual. O índice médio do trimestre ficou em 126,9 pontos ante 125 pontos, em dezembro de 2011, e 139 pontos, em janeiro do ano passado.

O resultado reflete a expectativa de uma recuperação dos negócios no setor no segundo semestre do ano. Das 720 empresas consultadas, mais da metade (53,9%) declararam acreditar em melhora nos próximos seis meses ante 46,2%, no mesmo período de 2011. Mas também aumentou o percentual dos que veem uma piora do quadro, de 2,4% para 4,6%.

Em relação ao momento atual, 34,6% avaliaram a situação como boa ante 48,4%, em janeiro de 2011. Para 9,7%, os negócios estão ruins, ante 5,4% que tinham essa avaliação em igual mês do ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)