(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Febre aftosa obriga sacrifício de 168 cabeças de gado no Paraguai


postado em 09/01/2012 15:41

Militares paraguaios sacrificaram nesta segunda-feira, sob fiscalização internacional, 168 cabeças de gado para acabar com um surto de febre aftosa denunciado há uma semana no departamento de San Pedro, 400 km ao norte de Assunção, informaram autoridades sanitárias.

O procedimento foi realizado em uma fazenda de criação de gado da localidade de Pirí Pucú, no departamento de San Pedro. Vestidos com roupas brancas e com as cabeças e rostos cobertos, os responsáveis do "rifle sanitário" foram assistidos por funcionários do ministério das Obras Públicas. Foram abertas duas grandes fossas para sepultar os animais sacrificados, informaram porta-vozes do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa).

Os restos foram cobertos com cal "para serem desnaturalizados. O enterro é para evitar sua comercialização", afirmou Daniel Rojas, diretor da instituição, que supervisionou os trabalhos. Os trabalhos foram realizados na presença de três observadores internacionais: José Naranjo, da Panaftosa; Isabel Sánchez, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), e Carlos Franco, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Com o sacrifício sob fiscalização internacional do gado infectado, o Paraguai pretende recuperar seu status sanitário em seis meses. Os produtores buscam recuperar o mercado chileno, destino habitual de suas exportações.

O presidente Fernando Lugo reativou uma emergência sanitária que se mantinha sobre o departamento de San Pedro desde setembro, quando foi denunciado um primeiro surto e foram sacrificados cerca de mil animais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)