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Estado de Minas

Bancos, cartões e financeiras estão no topo de reclamações do consumidor de BH


postado em 02/01/2012 11:09 / atualizado em 02/01/2012 11:18

Reclamações ligadas a assuntos financeiros lideraram pelo terceiro ano consecutivo as consultas dos consumidores ao Procon Belo Horizonte. Episódios envolvendo bancos, cartões de crédito e financeiras representaram 36% do total de 83.595 reclamações na entidade no ano passado. Em seguida, vieram os produtos eletroeletrônicos, com destaque para os aparelhos celulares (22%), operadoras de telefonia (18,91%) e TVs por assinatura (11,99%). “Houve uma explosão de crédito, principalmente de cartões. Isso ocasionou aumento de reclamações na área financeira, como venda casada de produtos e cobrança indevida”, afirma Maria Laura dos Santos, coordenadora do Procon BH.

Cerca de 85% das reclamações na entidade têm sido solucionadas, segundo Maria Laura. O tempo médio de resolução vai de dois a seis meses. As instituições financeiras, de acordo com a coordenadora do Procon, são as mais morosas na hora de solucionar os problemas dos consumidores. “Há falta de informação por parte dos bancos e eles acham que é dever do consumidor conhecer as regras dos contratos”, diz.

Antes de fechar qualquer contrato de consumo ou de serviço, Maria Laura recomenda que o consumidor se informe sobre seus direitos e não aceite propostas sem antes fazer a leitura adequada. “É importante ainda que a pessoa faça a reclamação sempre que se sentir lesada, independentemente do valor do ônus. É uma forma de reduzir as práticas abusivas”, explica.


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