(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo fecha em baixa em Nova York e Londres


postado em 18/11/2011 19:45

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta sexta-feira em Nova York e Londres, novamente afetados pela incerteza sobre a Zona Euro, onde o mercado busca uma mudança de orientação do Banco Central Europeu (BCE) até o momento sem sucesso.

Segundo dados de fechamento, o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro fechou em baixa de 1,41 dólar em relação a quinta-feira, a 97,41 dólares no New York Mercantile Exchange.

O WTI abriu em alta, perto da marca simbólica de 100 dólares, invertendo posteriormente sua tendência. No Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro fechou em 107,56 dólares, cedendo 66 centavos.


"Continua havendo muito risco em torno da Europa", afirmou Bart Melek, estrategista da TD Securities. O mercado petroleiro teme que as medidas de austeridade na Europa acelerem a crise no Velho Continente e a faça cair em recessão, o que afetaria a demanda de petróleo, com consequências sobre as outras economias.

Observando que a Europa consome 16% da produção mundial de petróleo, ou 40% mais que a China, o Commerzbank advertiu que "se a Europa afundar em uma grave depressão devido à crise a dívida, isso terá consequências muito negativas sobre a demanda de petróleo".

Nesse contexto, a tensão sobe entre os partidários de uma maior intervenção do BCE e os defensores da ortodoxia. O novo presidente do BCE, o italiano Mario Draghi, reiterou que o papel da instituição é defender somente a estabilidade da moeda. "Parece que é necessário a instabilidade aumentar ainda mais para que o BCE se decida a atuar", lamentou Mekek.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)