(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia celebra TLC com EUA, mas há preocupações com a agricultura


postado em 13/10/2011 13:38

A Colômbia celebrou nesta quinta-feira a aprovação de um tratado de livre comércio com os Estados Unidos, que estava bloqueado no Congresso americano desde 2006 devido às violações dos direitos humanos no país. Especialistas, no entanto, destacam a possibilidade de riscos que o tratado pode trazer para a agricultura do país.

"Esse é um dia histórico para a inserção da Colômbia no mundo e é um dia histórico para os empresários e trabalhadores colombianos", disse o presidente Juan Manuel Santos quando soube da aprovação do pacto pelo Congresso americano, na noite de quarta-feira.

A Associação Nacional de Industrias (Andi), que congrega todos as esferas econômicas, assegurou em um comunicado que se trata de "um instrumento maravilhoso de desenvolvimento econômico, social e institucional".

Segundo Santos, o TLC gerará um crescimento adicional de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) e criará ao menos 250.000 novos empregos. Ao mesmo tempo, as exportações colombianas aos Estados Unidos, principal sócio comercial do país, aumentarão 6%, afirmou.

Contudo, sindicatos como a Central Unitária de Trabalhadores (CUT) lamentaram a aprovação do TLC. Seu presidente Tarcisio Mora advertiu que "não é otimista sobre os resultados" e assegurou que as cifras foram infladas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)