(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Carro elétrico de auto-serviço chega em Paris


postado em 02/10/2011 12:52

Uma primeira série de 60 'Autolib', carros elétricos de auto-serviço, chegaram neste domingo àas ruas de Paris e sua periferia, primeira etapa da tentativa de revolucionar os hábitos de transporte franceses.

São 10 pontos de retiradas e devolução dos pequenos veículos colocados à disposição do público em diferentes bairros da cidade. Ainda em fase de testes, o dispositivo deverá estar acessível no dia 5 de dezembro, com pelo menos 250 veículos. Este número deve aumentar para 2.000 até o fim de junho de 2012.

A filosofia do projeto é incentivar que as pessoas deixem seus carros para utilizar os pequenos veículos chamados de Bluecar, que são mais econômicos e ecológicos. A ideia segue o princípio das bicicletas de auto-serviço, as Vélib, que tiveram muito sucesso e funcionam desde 2007. O Bluecar deve ser retirado em um ponto e devolvido em qualquer outra estação.

O sistema de veículos de auto-serviço já existe em outras grandes cidades como Nova York, a inovação francesa é que os carros são totalmente elétricos. A bateria tem capacidade para fazer o Bluecar rodar por 250 km na cidade e 150 km fora dela com uma velocidade limitada em 130 km/h.

Segundo o fabricante, para que o sistema seja rentável são necessários 80.000 utilizadores. "Este serviço vai complementar os de trasporte e táxis. Nossa vontade consiste em aumentar a oferta de transporte", explicou Annick Lepetit, presidente do sindicato 'Autolib'. Os quatro primeiros anos serão decisivos para o sucesso do projeto. O presidente da fabricante, Vincent Bolloré afirma que já discute a implantação do sistema em outras cidades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)