(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espanha conclui recapitalização do setor financeiro


postado em 30/09/2011 08:10

O governo espanhol injetou 7,551 bilhões de euros em quatro caixas de poupança, informou o Banco da Espanha, que encerrou assim o processo de recapitalização do setor financeiro iniciado em 2009.

"Foi concluído o processo de capitalização. Todas as instituições cumprem com os novos níveis de solvência", afirmou o presidente do Banco da Espanha, Miguel Ángel Fernández Ordóñez.

O governo nacionalizou 100% da Unnimm, com 568 milhões de euros, e assumirá 93% da NovaCaixaGalicia, com uma injeção de 2,465 bilhões de euros, assim como 90% da CatalunyaCaixa, na qual injetou 1,718 bilhão de euros, afirmou Ordóñez.

A Caixa do Mediterrâneo (CAM), que está em processo de adjudicação, está sob intervenção do Estado desde julho e recebeu a injeção de â?¬ 2,8 bilhões.

"O balanço é positivo, especialmente em um momento que claramente é o pior momento dos mercados financeiros nos últimos 70 anos", disse Ordóñez.

"Para o futuro, se o futuro for razoável, o que há agora é suficiente, inclusive em cenários piores, como demonstraram os testes de estresse".

Em dois anos, sob a pressão das autoridades, as caixas de poupanças, entidades regionais consideradas o elo fraco do sistema financeiro espanhol, passaram por fusões e caíram de 45 para 15. Muitas viraram bancos comerciais clássicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)