(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibama autoriza início da operação da Usina de Santo Antônio

Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts


postado em 15/09/2011 17:23 / atualizado em 15/09/2011 18:22

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). A licença de operação foi assinada ontem pelo presidente do instituto, Curt Trennepohl.

O Ibama recomendou que o enchimento do reservatório – que deve começar hoje – seja feito em três etapas para assegurar a qualidade da água e a sobrevivência dos peixes que vivem no Rio Madeira. O reservatório deverá estar cheio em meados de novembro, quando a água chegar a 70,5 metros. Após o enchimento, as turbinas podem começar a funcionar.

Além de proteger a fauna aquática, o enchimento gradual do lago também facilita a retirada de animais

que vivem nos 546 quilômetros quadrados que serão inundados. Segundo o Ibama, as espécies capturados serão devolvidas à floresta em área próxima. Os animais que precisarem de atendimento veterinário serão encaminhados ao Centro de Triagem, instalado na Universidade de Rondônia.

Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia, formado pela Andrade Gutierrez, Furnas Eletrobras, Cemig, Odebrecht e Banif.

O consórcio terá que pagar R$ 56 milhões de compensação ambiental, o equivalente a 0,5% do valor de referência do projeto. O Comitê de Compensação Ambiental Federal está avaliando qual será a destinação dos recursos.

Junto com a Usina Hidrelétrica de Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)