(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irlanda cumprirá metas fiscais, diz ministro Howlin

A Irlanda já adotou uma série de programas de austeridade desde o início da crise da dívida e dos bancos, há três anos


postado em 13/09/2011 13:51 / atualizado em 13/09/2011 13:52

A Irlanda está determinada a reconquistar sua soberania econômica por Mei do cumprimento das condições estabelecidas no acordo para seu pacote de ajuda internacional, disse o ministro do Orçamento irlandês, Brendan Howlin. O governo "vai mais do que cumprir" sua meta para o déficit orçamentário de 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 e "não há dúvida" de que o déficit será reduzido ainda mais em 2012, para 8,6% do PIB, afirmou o ministro à Comissão Parlamentar.

A Irlanda já adotou uma série de programas de austeridade desde o início da crise da dívida e dos bancos, há três anos. Mas o governo terá de fazer muito mais nos próximos anos para cumprir as

difíceis metas estabelecidas pela União Europeia (UE), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE), credores do país. O plano atual é reduzir o déficit em pelo menos € 3,6 bilhões em 2012. O ministério do Orçamento, no entanto, está conduzindo uma ampla revisão dos gastos do governo e deve divulgar um relatório nas próximas semanas.

"Se queremos recuperar a nossa soberania econômica, não há dúvida de que decisões difíceis terão de ser tomadas este ano e nos próximos", disse Howlin. O custo para resgatar os bancos forçou a Irlanda a pedir um pacote de ajuda de € 67,5 bilhões da UE, FMI e BCE em novembro, quando os mercados se recusaram efetivamente a emprestar mais dinheiro ao país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)