O número de cheques devolvidos por falta de fundos em relação ao total de compensados cresceu em Minas Gerais no acumulado do ano. Mesmo com a alta de 1,81%, o índice ficou abaixo da média nacional nos seis primeiros meses do ano, informou nesta segunda-feira a Serasa Experian. De acordo com o órgão, no Brasil foram devolvidos 1,94% dos cheques compensados no acumulado de janeiro a julho.
De janeiro a julho, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,95%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,47%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos sete primeiros meses de 2011, com 4,08%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,58%.
Danos nacionais
O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos em relação ao total de compensados cresceu em julho em todo país. De acordo com a Serasa Experian, foram devolvidos, em todo o país, 1,99% dos cheques compensados em julho, contra 1,93% em junho. Em julho de 2010, por sua vez, houve 1,74% de devoluções.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento da incidência de cheques devolvidos por falta de fundos em julho frente a junho decorre das vendas parceladas com cheque pré-datado no Dia dos Namorados. Os juros altos, em razão da política monetária restritiva para controle da inflação, estimularam a volta dos parcelamentos no pré-datado.
Como as datas comemorativas do varejo, nos primeiros sete meses do ano, tiveram bom desempenho de vendas, houve também um uso mais intensivo desse instrumento no período. Por essa razão, aumentaram os cheques sem fundos também no acumulado de janeiro a julho de 2011.
Publicidade
Número de cheques sem fundo cresce em Minas entre janeiro e julho
Memso em alta, índice de cheques devolvidos no estado fica abaixo da média nacional no período
Publicidade
