(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em crise, Grécia paga pensão até a pessoas mortas


postado em 11/08/2011 18:11 / atualizado em 11/08/2011 19:07

O principal fundo de seguridade social grego, o Ika, gastou 1,8 milhão de euros ao pagar pensões a 1.400 pessoas mortas há anos, informou nesta quinta-feira o Ministério de Emprego e Seguridade Social (Ika). O Ika descobriu que estas pensões foram pagas a pessoas nascidas antes de 1920 e já falecidas, informou a agência de imprensa grega ANA (semioficial).

Além de se comprometer a atualizar as listas de aposentados, o Ika vai realizar uma investigação para tentar recuperar as

somas já pagas, segundo a mesma fonte. A investigação abarcará as famílias que não tinham declarado as mortes de seus parentes aos serviços sociais --para continuar recebendo as pensõe-- e as contas bancárias para as quais a instituição continuava transferindo o dinheiro, que nunca foi retirado.

Esse novo incidente de mal uso de fundos públicos, devido sobretudo à contabilidade mal organizada, ocorre dez dias depois de ter sido divulgado que um número estranhamente alto de cegos --várias centenas-- recebiam ajudas públicas em uma ilha grega. O vice-ministro da Saúde, Markos Bolaris, ordenou uma investigação aos mais de 600 moradores dessa ilha, cujo nome não foi divulgado, e que são suspeitos de embolsar essas ajudas.

Há um ano, o ministério tinha afirmado que milhões de euros foram pagos a cada ano em pensões a pessoas mortas há tempos. Submetida a um plano de ajuste draconiano desde 2010 pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, seus principais credores, a Grécia, atingida por uma dívida pública colossal, tenta reduzir os gastos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)