(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preço da passagem aérea em maio é a menor desde 2002

São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros


postado em 09/08/2011 12:40 / atualizado em 09/08/2011 14:22

O preço das passagens aéreas em maio de 2011 foi o menor para este período do ano desde o início da série histórica, em 2002, apontou o relatório publicado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conforme o levantamento, a tarifa aérea média - valor médio pago pelo passageiro por uma viagem aérea em território brasileiro - foi R$ 263,81, queda de 8,4% ante o apresentado no ano passado. Em relação a maio de 2002, o recuo é ainda mais expressivo, de 29%, considerando valores atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Já a tarifa aérea doméstica - valor médio que o passageiro paga para voar 1 km em território nacional - foi de R$ 0,34754, redução de cerca de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se comparado com o valor aferido em maio de 2002, a redução chega a 43%.

A Anac explicou que os valores são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na agência reguladora, e atualizados pelo IPCA. São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros, comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões; e desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas), vinculados a pacotes turísticos ou a tarifas corporativas, tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e tarifas diferenciadas de crianças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)