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Estado de Minas

Linx compra a mineira Spress

Grupo paulista adquire concorrente, líder no desenvolvimento de sistemas de gestão para concessionárias de veículos, com o objetivo de aumentar participação no mercado


postado em 31/07/2011 07:18

Com faturamento de R$ 23,5 milhões no ano passado, desenvolvedora de software para setor automotivo estava buscando comprar outras empresas(foto: Marcilio de Moraes/EM/D.A Press)
Com faturamento de R$ 23,5 milhões no ano passado, desenvolvedora de software para setor automotivo estava buscando comprar outras empresas (foto: Marcilio de Moraes/EM/D.A Press)
Numa estratégia agressiva para se consolidar como a maior empresa do país em soluções tecnológicas para o varejo, a Linx anunciou sexta-feira a compra da mineira Spress Informática, uma das empresas líderes no desenvolvimento de sistemas de gestão para concessionárias de veículos no país, com uma participação da ordem de 20%. A compra é a oitava realizada pelo grupo paulista desde 2008 e ocorre na mesma semana em que o fundo de investimentos norte-americano General Atlantic fez um aporte de capital na Linx. O valor do negócio é mantido em sigilo, mas, com uma carteira de 1,2 mil clientes, a Spress é estratégica para ampliar a participação da Linx no mercado mineiro. A paulista entrou no estado em 2008, com a aquisição da Formata, empresa de software de Belo Horizonte dedicada a pequenas empresas.

Segundo informou o diretor-presidente da Linx, Alberto Menache, a Spress vai aumentar em cerca de 10% o faturamento anual do grupo paulista no ano que vem. Com isso, a previsão salta de R$ 200 milhões para aproximadamente R$ 220 milhões. “Minas passa a ser a segunda maior operação da Linx fora de São Paulo”, afirma Menache, lembrando que a companhia atua também no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco. Com o negócio, a Linx amplia de 70 para 270 o número de funcionários em Minas – somando os 200 profissionais da Spress. A empresa também aumenta seu leque de clientes no estado, antes limitado a pequenas empresas de varejo, e passa a fornecer para o comércio de veículos, autopeças e pneus.

Na prática, o ganho de receita será maior. Segundo o diretor-presidente da Spress, Antônio Vidigal, a empresa faturou R$ 23,5 milhões no ano passado e este ano deve registrar crescimento superior a 10%, com as vendas chegando a mais de R$ 26 milhões. Vidigal continuará à frente da Spress. Segundo ele, o primeiro contato com a Linx foi feito no ano passado e as conversas se aceleraram depois que a empresa paulista adquiriu, em dezembro, a Dia System e a CNP Engenheira de Sistemas, concorrentes da Spress no fornecimento de sistemas de gestão de concessionárias de veículos.

“Nós éramos líderes nesse mercado e estávamos tentando comprar outra empresa, mas perdemos essa liderança quando a Linx adquiriu nossos concorrentes”, revela Vidigal. No processo de consolidação do setor de softwares no país, quem não compra é comprado. “A Linx é a empresa consolidadora desse processo”, reconhece Vidigal. Sem revelar valores de negócios específicos, Alberto Menache diz que desde 2008 a Linx já investiu cerca de R$ 150 milhões na compra das oito empresas, incluindo a Spress. “Nossa estratégia é ser o maior e melhor provedor de tecnologia para o varejo” afirma Menache.

 

Saiba mais Força no caixa

 

A estratégia de aquisições da Linx será reforçada com a entrada da General Atlantic no capital da empresa brasileira. O fundo norte-americano terá uma participação próxima à do BNDESpar, que no início de 2010 injetou recursos na Linx em troca de 21,7% do capital. Com dinheiro em caixa, o grupo pretende anunciar a compra de mais uma empresa até o fim do ano.

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