(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresa Gol anuncia mais rotas saindo de Confins enquanto suas ações derretem na Bovespa


postado em 30/07/2011 06:00 / atualizado em 30/07/2011 07:31

Check in em Cofins: novas partidas para Montes Claros e capitais(foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press-3/8/10)
Check in em Cofins: novas partidas para Montes Claros e capitais (foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press-3/8/10)
 

No dia que a Gol confirmou os primeiros voos de um pacote de rotas mais ‘rentáveis’, tendo o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, como o principal eixo, as ações da companhia aérea derreteram na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) depois de a empresa enviar comunicado ao mercado revisando suas projeções financeiras para este ano. A partir de segunda-feira, a empresa começa a operar voos para quatro cidades: Montes Claros (Norte de Minas) e as capitais Recife (PE), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Os voos para Porto Alegre serão diários, enquanto as viagens para Goiânia e Recife serão realizados cinco vezes por semana. Os passageiros vindo das três cidades farão conexão na capital mineira, permitindo o embarque de novas pessoas. Em nota, a empresa diz que considera Confins um dos “principais hubs de distribuição de passageiros da malha aeroviária, pois é uma opção muito conveniente para escalas e conexões, representando 52% das operações no aeroporto de Confins”. As viagens serão operadas com aeronaves Boeing 737-700 Next Generation.

Quanto aos voos para Montes Claros, a empresa amplia suas atividades na cidade. Operando desde dezembro do ano passado no Norte de Minas, a Gol iniciou as atividades apenas com um voo e, atualmente, são quatro, além de mais quatro que começam a operar na terça-feira. Em nota, a companhia afirma que “as novas rotas acarretam aumento de 1.152 assentos de e para Montes Claros, o que representa alta de 40% da oferta para o Norte mineiro”.

Cotação

Os novos destinos fazem parte de estratégia da empresa para operar voos mais rentáveis, aumentando a competitividade da companhia. Nessa sexta-feira, antes da abertura da Bovespa, a Gol anunciou ao mercado as novas projeções para os resultados operacionais da companhia neste ano. A projeção de lucro operacional foi reduzida de 6,5% a 10% para 1% a 4%, além de a empresa ter reduzido a expectativa sobre o preço das tarifas. A projeção de ganhos por passagem aérea caiu de R$ 0,19 (cenário negativo) a R$ 0,21 (cenário positivo) para R$ 0,18 e R$ 0,19, considerando o valor médio por passageiro a cada quilômetro voado, o chamado yield.

E os números incidiram diretamente na cotação das ações da empresa na Bovespa. As ações da Gol PN abriram o mercado valendo 12,15% a menos que o fechamento do dia anterior, caindo de R$ 15,31 para R$ 13,45. As oscilações se mantiveram até o encerramento do pregão, mas sempre em linha negativa. Os papéis fecharam com a maior baixa do dia, valendo 20,96% a menos que na quinta-feira, cotados a R$ 12,10. É o menor valor do ano para as ações que chegaram a valer R$ 26,80, em 12 de janeiro. As ações da TAM acompanharam a queda da concorrente, fechando a R$ 29,80, baixa de 7,74%. Com o impacto negativo das duas maiores companhias aéreas do país, o Ibovespa fechou com leve alta de 0,20%, aos 58.823 pontos.
 
Em comunicado oficial a companhia aérea explicou ao mercado os motivos que levaram-na a rever as projeções financeiras, mas garantiu manutenção tarifária. “A Gol sempre privilegiou a rentabilidade no lugar da participação de mercado, mas o aumento do custo do combustível e a decisão de realizar, em 2011, despesas que gerarão economias no futuro colocarão pressão na margem operacional”. Sobre a queda das ações, em nota, a empresa afirmou que manterá o silêncio por estar prestes a divulgar os resultados financeiros do primeiro semestre.

Trip notificada

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai notificar a companhia aérea Trip por operar sem autorização aviões com capacidade superior a 50 passageiros. Em março do ano passado, a agência revogou portaria que proibia pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, no entanto, é preciso liberação da Anac para operações, o que não foi feito pela companhia aérea. O único pedido em análise para a operação de aviões de grande porte é da empresa Passaredo, que solicita a liberação de cinco rotas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)