(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercado aéreo brasileiro foi o que mais cresceu no ano


postado em 28/07/2011 12:31 / atualizado em 28/07/2011 15:08

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) afirmou que o tráfego de passageiros global subiu 4,4% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a demanda por frete caiu 3%. As companhias aéreas latino-americanas registraram uma alta de 14,3% do tráfego de passageiros em junho, em bases anuais. A aviação doméstica brasileira cresceu 19% nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2010, diz Iata.

O tráfego de passageiros no Brasil aumentou 15,1% em junho, em bases anuais, impulsionado pelo forte crescimento da renda das famílias. As companhias aéreas da Europa tiveram um crescimento de 8,9% do tráfego de passageiros em junho, em bases anuais. A taxa de ocupação ficou em 80,6%, a segundo maior entre as regiões.

As companhias aéreas da América do Norte registraram queda do tráfego de passageiros para 2,4% em junho, de 4,5% em maio. A taxa de ocupação foi de 85,3%, a maior entre as regiões. Os EUA, que representam mais de 50% da demanda da região, tiveram crescimento de 1,3% do tráfego aéreo em junho, em bases anuais.

As companhias aéreas da região da Ásia e do Pacífico registram expansão de 3,3% do tráfego de passageiros. A taxa de ocupação foi de 76,9%, uma queda de 2,1 ponto porcentual em relação a média mundial. A China teve aumento de 5% do

tráfego de passageiros, ante o crescimento de 14,6% no mesmo período de 2010 e de 10,4% em maio. A desaceleração da demanda na China foi resultado das medidas de política monetária que restringiram o poder de consumo. Já a Índia observou uma alta de 14% do tráfego de passageiros.

As empresas aéreas africanas continuaram a observar a demanda mais fraca entre as regiões, com declínio de 2,9% em junho, em relação ao mesmo período do ano passado. O tráfego de passageiros no mercado doméstico japonês continuou a sofrer os efeitos do terremoto que atingiu o país em março. A demanda recuou 24,6% em junho, em bases anuais. Em maio, a demanda tinha caído 27,8%. As companhias aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 6 4% do tráfego aéreo em junho, em bases anuais. A taxa de ocupação foi de 74,8%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)