(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Percepção sobre Europa se deteriorou, diz ata do Copom


postado em 28/07/2011 10:46 / atualizado em 28/07/2011 10:51

O Banco Central (BC) deu mais peso às incertezas do cenário externo na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira. No trecho que trata do ambiente internacional, as avaliações ficaram mais pessimistas. Segundo o BC, a percepção do mercado sobre a situação fiscal na zona do euro e, em particular, suas implicações sobre o sistema financeiro regional - mesmo após a divulgação dos testes de estresse realizados em bancos da região - apresentaram "deterioração relevante".

Para o BC, as perspectivas macroeconômicas para a zona do euro continuam apresentando fortes assimetrias: enquanto

algumas economias permanecem impactadas por riscos de insolvência e sujeitas a fortes ajustes fiscais, o ritmo da expansão continua sustentado em outras regiões, como na Alemanha.

Na avaliação do Copom, permanecem ainda incertezas em relação a questões da dívida norte-americana. "No que se refere à política monetária, as economias maduras continuaram com posturas acomodatícias. Sobre inflação, apesar da aceleração recente, os núcleos persistem em níveis moderados no grupo de países do G-3 (EUA, zona do euro e Japão)", diz a ata.

O documento destaca ainda que nos países emergentes observam-se pressões inflacionárias disseminadas e, desde a última reunião do Copom, houve continuidade dos apertos das condições monetárias em diversas economias. Em particular, destaca o Copom o Banco Central chinês (PBOC) elevou novamente as taxas de referência para depósitos e empréstimos.

Para o BC brasileiro, a recuperação da economia global segue em velocidade distinta e com pressões inflacionárias assimétricas. "As evidências apontam moderação da atividade na margem, em parte refletindo o aumento da incerteza global, a perda de dinamismo da recuperação norte-americana, o elevado preço do petróleo, bem como os efeitos do aperto monetário em importantes economias emergentes", afirma o Copom.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)