(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ANP contratará certificadora para avaliar produção de biodiesel


postado em 07/07/2011 17:10 / atualizado em 07/07/2011 17:12

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) contratará uma certificadora para avaliar a produção de biodiesel. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, depois de reunião entre representantes do órgão e produtores do setor. Segundo o presidente da ANP, Haroldo Lima, a medida vai ajudar a vencer as resistências ao combustível.

Durante a reunião, os representantes da ANP disseram que estão recebendo pedidos de autorização de algumas empresas que querem aumentar a adição do combustível alternativo ao diesel tradicional entre 30% a 40%. Outras empresas, segundo diretores da agência, têm alertado sobre os riscos de uma adição superior a atual, de 5%.

Para o presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, a contratação certificadora permitirá estabelecer um parâmetro para a qualidade do biodiesel e para o percentual de mistura ao diesel.

Além da qualidade, os produtores defendem a criação de um novo marco regulatório que torne obrigatória a adição de biodiesel ao diesel. “O ideal é tenhamos um percentual de mistura em torno de 7%”, disse Férres. Ele quer a medida comece a vigorar em 2012.

Hoje, a mistura de biodiesel ao diesel em percentual superior a 5% é decidida pelos governos locais e empresários. Em São Paulo, 1.200 ônibus estão usando diesel com adição de 20% de biodiesel. No Rio de Janeiro, pelo menos 30 ônibus vão começar os testes, até o final do mês, com a adição de 30% de biodiesel de cana-de-açúcar ao diesel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)