(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Geithner defende elevação do teto de endividamento


postado em 29/06/2011 18:39

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, disse ao Congresso do país pela segunda vez nesta semana que é preciso elevar o teto de endividamento norte-americano. "O Congresso deve elevar o limite de endividamento para proteger o crédito e o princípio de boa fé dos EUA", afirmou o secretário em carta endereçada ao senador republicano Ron Johnson.

No mês passado, o senador Johnson disse em uma carta ao presidente dos EUA, Barack Obama, que o governo estava sendo irresponsável por não apresentar um "plano B" para o caso de o Congresso não aprovar o teto de endividamento até 2 de agosto.

Ele afirmou que o orçamento da Casa Branca para o ano fiscal 2012 estima uma receita de US$ 2,6 trilhões, dinheiro suficiente para cobrir o pagamento dos juros da dívida,

gastos com previdência e seguro social e despesas essenciais com defesa, segurança e saúde.

Geithner disse que seria impraticável não elevar o teto de endividamento com base nestes argumentos, visto que se o governo utilizar apenas a arrecadação prevista para o ano fiscal 2012 terá de cortar os gastos em 40%. "Cortes abruptos e da magnitude proposta não são viáveis nem responsáveis e arriscariam jogar a economia de volta na recessão", afirmou o secretário do Tesouro.

Em 16 de maio, os EUA atingiram o limite de endividamento e o Departamento do Tesouro teve de tomar medidas consideradas "extraordinárias" pelo órgão para evitar o rompimento desse teto. Essas medidas, no entanto, só serão eficazes até 2 de agosto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)