(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Varginha terá 1ª fábrica de lâmpadas de LED da América Latina


postado em 20/06/2011 18:06 / atualizado em 20/06/2011 18:29

A cidade de Varginha, no Sul de Minas, vai abrigar a primeira fábrica de lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, ou diodos emissores de luz) da América Latina. A Philips pretende investir R$ 10 milhões no empreendimento e estima que 200 vagas serão criadas no município.

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, afirmou que a Philips já fechou as negociações com o município. Segundo ele, a unidade localizada na cidade passará por um processo de ampliação e adaptação para iniciar a produção a partir de 2012. "As obras devem começar no segundo semestre. Todo o espaço físico excedente será aproveitado", afirma.

Segundo o prefeito, a Philips pretende concluir o empreendimento no menor período de tempo para aproveitar o aquecimento global do mercado de lâmpadas LED. “Além da economia de energia, há uma tendência de substituição das lâmpadas incandescentes pelas de LED pelo fato de elas serem mais sustentáveis ecologicamente. A empresa tem como objetivo atender a essa demanda oferecendo um produto com preços competitivos, já que a mercadoria existente é importada”.

Os dispositivos LED são mais avançados pela economia que proporcionam (80% menos energia que as lâmpadas tradicionais) e por sua elevada durabilidade: as de uso residencial duram 25 mil horas,

e as de uso profissional, 45 mil. Além disso, geram menos resíduos, por não possuírem mercúrio em sua composição.

As projeções da empresa apontam que, em 2020, os produtos LED responderão por 75% da demanda dos produtos de iluminação produzidos pela empresa, que já verificou um crescimento de 300% neste tipo de dispositivo no acumulado de 2011 ante o mesmo período do ano passado. Além disso, a expectativa é que cada unidade fabricada no país custe aproximadamente 15% a menos que os similares importados.

As vendas de lâmpadas LED não param de crescer em todo o mundo e a explicação para o robusto incremento está na imposição de regras que proíbem o uso de lâmpadas incandescentes em vários países, como Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e México, sob o argumento de que, além da menor vida útil, o dispositivo convencional consome muito mais eletricidade e é poluente porque libera mercúrio. Atualmente, o mercado de lâmpadas LED é responsável por cerca de 10% das vendas da Philips no mercado de iluminação. De acordo com a Philips, as vendas do setor aumentaram 300% entre os meses de janeiro e maio deste ano.

A fábrica de Varginha será a oitava da Philips no mundo destinada a produzir dispositivos LED. A companhia já possui unidades na Índia, Hungria e seis plantas na China. No Brasil, são 11 unidades, sendo duas delas em Minas Gerais. Além da fábrica de reatores eletroportáteis em Varginha, que gera 1.158 empregos e que abrigará também a produção de lâmpadas LED, a companhia possui uma unidade em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde são produzidos equipamentos de diagnósticos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)