Publicidade

Estado de Minas

Confira as linhas do novo Fiat Siena 2012, derivado do projeto 326 3V

Estado de Minas revela as linhas do Fiat Siena derivado do Projeto 326 3V. Desta vez, o modelo ganha nova geração e não mais mera maquiagem em cima da carroceria de 1997


postado em 26/05/2011 08:29

Renato Aspromonte/Esp. EM/D.A Press
Renato Aspromonte/Esp. EM/D.A Press


Lançado em 1997, o Fiat Siena era considerado o patinho feio da família Palio. Porém, depois das reestilizações de 2001, 2004 e 2007 a situação mudou e o sedã caiu no gosto do consumidor, conquistando uma legião de compradores. E para se manter atual, a marca italiana prepara o lançamento da nova geração do sedã desenvolvida a partir de uma nova arquitetura, que fez sua estreia no novo Uno. Por enquanto, o modelo é chamado internamente de Projeto 326 3V, já que o nome Siena ainda não foi oficializado.

Na programação do fabricante, o novo Palio (leia-se 326 hatch) seria lançado até setembro e o Siena chegaria somente em novembro. O hatch seria produzido no Brasil e na Argentina e o sedã teria sua produção total no país vizinho.

Diferentemente das gerações anteriores, em que o sedã se diferenciava do hatch somente pelo acréscimo do porta-malas, nesta o Siena terá somente as portas dianteiras e laterais iguais ao Palio. O sedã foi desenvolvido para que suas linhas não ficassem parecendo “remendo”, ou seja, um hatch com porta-malas. Para isso, o modelo terá dimensões maiores do que o hatch e as portas traseiras têm desenho acompanhado a caída do teto, já que no Palio a porta traseira tem um corte mais reto e quase paralelo ao teto. Na lateral, vale destacar também a janela espia na coluna C para facilitar a visão traseira.

Os faróis, capô e para-choque serão diferentes em relação ao Palio. O Siena terá a tradicional grade filetada entre os conjuntos ópticos, sendo que haverá uma barra cromada no encontro com o capô. Os faróis lembram um pouco os do Idea e do Bravo em formato mais espichado, com duplo refletor. Já as entradas de ar em formato colmeia ficarão entre os faróis de neblina e terão formato redondo emolduradas por cromados que ainda aparecem novamente na parte superior.

Já a traseira do sedã segue a linha do atual, mas parece estar mais curta do que a da geração anterior. As lanternas seguem o estilo horizontal dos modelos Alfa Romeo, invadindo a tampa do porta-malas e as laterais em formato parecido com o de bumerangue. Na disposição de luzes, a de ré fica na parte da tampa, enquanto as de setas estão nas extremidades da lanterna e as de posição e freio também ficam na parte da lanterna que está nas laterais.

No interior o modelo terá o mesmo painel do Palio, mas com acabamento mais requintado e cromados para sugerir sofisticação. O quadro de instrumentos lembra o do Punto, com quatro marcadores analógicos: o velocímetro fica no lado esquerdo, no centro estão os indicadores de combustível e de temperatura e o conta-giros no lado direito. O fundo será na cor preta com aros cromados e os ponteiros vermelhos. Os forros das portas também são parecidos com o do Punto, mas têm desenho próprio com puxadores e porta-trecos nas cores cinzas.

Renato Aspromonte/Esp. EM/D.A Press
Renato Aspromonte/Esp. EM/D.A Press

  • Tags
  • #

Publicidade