(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia precisa demonstrar compromisso, diz comissário


postado em 23/05/2011 11:33

O comissário europeu para relações econômicas e monetárias, Olli Rehn, afirmou nesta segunda-feira que a Grécia precisa demonstrar compromisso com reformas e privatizações para garantir mais suporte da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo Rehn, as próximas semanas poderão ser cruciais para demonstrar isso. A Grécia "tem de reforçar seriamente as economias

orçamentárias e as reformas econômicas antes que qualquer novo passo possa ser dado", afirmou, em discurso em uma conferência organizada pelo Banco Central da Áustria.

A implementação de seu programa de privatização "é uma questão urgente para a Grécia", que vai anunciar novas medidas em breve, acrescentou Rehn. Para a autoridade, saber se a Grécia será capaz de realizar economias fiscais e privatizações é "um teste de credibilidade".

Rehn afirmou que uma redefinição do perfil da dívida grega - a extensão voluntária dos vencimentos dos empréstimos - ainda pode ser considerada para solucionar os problemas do país. No entanto uma dura reestruturação, que geralmente inclui a redução do valor da dívida do governo, "não será um substituto para as reformas necessárias".

Outras opções que estão sendo consideradas incluem o estabelecimento de uma Iniciativa de Viena, que garantiria o investimento financeiro na dívida grega por credores privados, incluindo bancos comerciais. Rehn também disse que um fundo fiduciário para a Grécia destinado a privatizar ativos estatais está sendo considerado como uma medida de reforma adicional para o país.

Itália

O comissário também minimizou nesta segunda-feira receios de que a Itália possa ser o próximo país a enfrentar problemas fiscais. "Nós estamos vendo um crescimento relativamente sólido (na Itália) e uma determinação para reduzir os déficits fiscais", disse Rehn. Embora "certamente" esteja enfrentando desafios na reforma estrutural, a Itália está no caminho certo para atingir o prazo de 2012 para reduzir seu déficit orçamentário a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a autoridade.

Rehn também afirmou que a União Europeia está em contato diário com o FMI sobre a questão do sucessor de Dominique Strauss-Kahn, que renunciou na semana passada ao cargo de diretor-gerente da instituição após ser acusado de agressão sexual. Segundo Rehn, o FMI garantiu que há progresso na seleção do sucessor para o cargo.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)