(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maioria deixa para comprar presente na véspera do Dia das Mães

Maioria de pais e filhos vai deixar compras para depois de sexta-feira, quando recebem salário. Comércio está otimista


postado em 04/05/2011 06:00 / atualizado em 04/05/2011 06:53

Daniela Rodrigues, com sua filha Giovanna: presente está escolhido(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Daniela Rodrigues, com sua filha Giovanna: presente está escolhido (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A expectativa de pagamento do salário na sexta-feira, quinto dia útil do mês, vai ser o estopim para levar às lojas os filhos e pais que deixaram para comprar o presente do Dia das Mães na última hora. Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) indica que 58,6% dos consumidores vão às compras nesta semana. E a expectativa é de que o grande movimento seja concentrado na sexta-feira e no sábado. “Com o pagamento do salário, os comerciantes vão encontrar um consumidor mais capitalizado. Há possibilidade de compras inclusive no domingo, já que o comércio vai funcionar normalmente", afirma a economista da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Silvânia Araújo, que está otimista e prevê de vendas entre 10% e 20% superiores, em comparação com os negócios relacionados com a data no ano passado.

Já a estimativa da CDL/BH é de uma alta um pouco menor no faturamento, entre 3% e 4% maior, frente a maio do ano passado. “No mês, devem ser injetados de R$ 1,9 bilhão a R$ 2 bilhões no comércio de BH, impulsionados pelos negócios com o Dia das Mães”, afirma a economista da instituição Ana Paula Bastos. Vale lembrar que, apesar da expectativa de crescimento menor na venda, a data sempre rende resultados positivos para os lojistas por ser a segunda melhor época de vendas do ano. Perde apenas para o Natal.

Os shoppings não pouparam campanhas promocionais para fisgar os consumidores. No BH Shopping, Pátio Savassi e DiamondMall, compras acima de R$ 400 dão direito a um cupom para concorrer a diversos carros importados. No BH o prêmio é uma Grand Cherokee Laredo, avaliada em R$ 154 mil. Foram investidos cerca de R$ 700 mil na campanha, que deve impulsionar o crescimento das vendas em cerca de 20%. Já no Pátio Savassi, o sorteio será de um Mini Cooper Countryman Chilli. O DiamondMall apostou na mesma estratégia e investiu R$ 350 mil na promoção que vai sortear uma Mercedes-Bens Classe B 180 e um vale-compras de R$ 10 mil. A expectativa é de incremento de 10% nas vendas. Para Flavia Louzada, gerente de Marketing do Diamond, a data é convidativa. “Os presentes mais procurados são roupas, acessórios, joias e eletrônicos.”

Segundo Silvânia Araújo, os produtos de uso pessoal têm maior apelo para o período. “Artigos de perfumaria, roupas e até mesmo as flores são os preferidos. Mas os eletrodomésticos continuam na lista.” “Tenho certeza de que vou ganhar roupas lindas ou uma bolsa”, prevê a aposentada Heloisa Barbosa. Na Praça da Savassi, a gerente da loja Melissa Byu, especializada em moda feminina, Aline Ferrreira, confirma a previsão da aposentada. “Quem está disposto a agradar, com certeza, vai focar mais em roupas, bolsas e calçados.” A administradora Daniela Rodrigues já escolheu o presente da mãe. “Comprei um baby doll para a minha mãe e era o que ela realmente desejava”, garante.

Lingeries e viagens

Diante desta preferência, o Shopping Cidade criou uma campanha diferente. Quem fizer compras de R$ 120 e acrescentar R$ 10, tem direito a adquirir uma camisola. São 6,3 mil camisolas de quatro modelos. O investimento total na campanha foi de R$ 350 mil e a previsão é de crescimento de 17% em vendas. O Boulevard Shopping também está otimista com o seu primeiro Dia das Mães. A principal ação para a data é o sorteio de cinco viagens ao exterior, para Buenos Aires, Lisboa, Madri, Nova York e Paris. Para garantir o cupom, também é preciso somar compras no valor de R$ 400.

No Minas Shopping, os destinos são nacionais. Para concorrer, é necessário preencher um cupom respondendo à pergunta: “Por que o Minas Shopping deve te presentear neste Dia das Mães com uma passagem da Azul Linhas Aéreas?”. Os clientes que fizerem compras acima de R$ 200 ainda poderão levar para casa uma nécessaire exclusiva. Com as ações, o shopping espera crescimento de 14% nas vendas. No Del Rey, serão sorteados relógios e joias da Manoel Bernardes entre os consumidores que comprarem mais de R$ 300. O centro de compras ainda vai ampliar o horário de funcionamento na sexta e no sábado até as 23h, de olho em vendas 17% maiores este ano.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)