(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copasa e banco alemão entram em fase de finalização de operação financeira


postado em 02/05/2011 14:53

Mais uma rodada para acertar as cláusulas do contrato da operação financeira pleiteada junto ao banco alemão Kreditanstalt fur Wiederanufbau (KfW), aconteceu neste mês de abril com representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), do banco e do governo federal, em Brasília (DF).

Por se tratar de uma operação financeira com instituição internacional, as cláusulas do contrato devem atender às legislações da Alemanha e do Brasil para permitir a concretização da operação, inicialmente, prevista para junho deste ano.

Os recursos da ordem de 100 milhões de euros, o equivalente a cerca de 300 milhões de reais, serão concedidos a título de empréstimo financeiro à Copasa para execução de obras previstas no Programa de Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba.

De acordo com o projeto apresentado ao KfW, os recursos serão direcionados para as obras de implantação e melhorias dos sistemas de esgotamento sanitário das cidades de Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Mateus Lemes, São Joaquim de Bicas; construção de duas Unidades de Tratamento de Resídulos (UTR) nos sistemas Serra Azul, em Juatuba e Várzea das Flores, em Betim; e, implantação de sistema de aproveitamento energético de Biogás nas Estações de Tratamento de Esgoto - ETE Central, de Betim e da sede de Ibirité.

O projeto também contempla a implantação do Sistema Integrado de Proteção de Mananciais (Sipam), para o desenvolvimento de ações de preservação e sensibilização ambiental em 31 sub-bacias e ações de mobilização social e desenvolvimento comunitário com a população, beneficiando mais de 1,3 milhões habitantes de nove localidades.
Essa parceria entre o Governo de Minas, por meio da Copasa, governo federal e governo alemão, através do KfW, abre uma nova perspectiva para melhorar os índices de saneamento no Brasil, sobretudo em Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)