(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros quer receber fábrica da BMW


postado em 30/04/2011 06:00 / atualizado em 30/04/2011 06:52

A Prefeitura de Montes Claros acredita que a cidade tem boas chances de abrigar uma possível fábrica da alemã BMW, que já anunciou intenção de construir uma unidade na América Latina. O prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) disse nessa sexta-feira que se encontrará com o governador Antonio Anastasia para tratar do assunto e que já chegou a ser sondado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (Indi) sobre a possibilidade de ceder um terreno de 2 milhões de metros quadrados para uma fábrica de automóveis. “Respondemos que sim, disponibilizando o terreno”, afirmou Leite.

Na semana passada, Anastasia se encontrou com o presidente da BMW no Brasil, Henning Dornbusch e, segundo informou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, a empresa veio avaliar propostas e buscar um local para investir. Desde o mês passado, quando o presidente e diretor do conselho administrativo da BMW AG, Norbeth Reithofer, confirmou que avalia a criação de uma unidade na América Latina – México e Brasil são os principais concorrentes –, vários locais passaram a ser consultados pela empresa alemã.

Um das vantagens de Montes Claros seria o fato de estar na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e ser contemplada pela Medida Provisória 512, já aprovada pelo Congresso e que aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff. A MP prevê isenção do Imposto de Importação para máquinas e equipamentos, além de isenção de parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que se instalarem na área que compreende as regiões Norte e Nordeste do país, além de 168 municípios mineiros, do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O prefeito Luiz Tadeu Leite diz que fará o “possível” para receber a montadora e, além da doação do terreno, pretende oferecer isenção de taxas e impostos municipais. Na tarde dessa sexta, a prefeitura chegou a divulgar nota em sua página na internet informando que o governador Anastasia afirmou que Montes Claros oferece as melhores condições para receber a fábrica. A assessoria de imprensa do governador negou que Anastasia tenha se pronunciado sobre o assunto. Também por meio de sua assessoria, a BMW informou que faz um estudo em toda América Latina e que a decisão do local da fábrica será anunciada até o fim do primeiro semestre, após aprovação do conselho, na Alemanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)