(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lucro da Nokia cai com concorrência da Apple


postado em 21/04/2011 14:04

A maior fabricante de telefones celulares do mundo, a finlandesa Nokia, registrou lucro sólido no primeiro trimestre, mas advertiu para próximos resultados, à medida que suas operações são atingidas pelo terremoto no Japão e pela forte concorrência no mercado de smartphones. A companhia também anunciou a assinatura de um acordo definitivo com a Microsoft, pelo qual o sistema operacional Windows passará a ser o principal em seus smartphones.

A companhia alertou que os volumes de vendas de aparelhos de telefonia móvel serão afetados no segundo trimestre e, possivelmente no terceiro trimestre, pelo impacto do terremoto e tsunami ocorridos no Japão em 11 de março na sua cadeia de fornecedores.

Além disso, a Nokia está perdendo participação no lucrativo mercado de smartphones, onde enfrenta forte concorrência do iPhone da Apple e do sistema operacional Android do Google. Segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics, a Apple superou a Nokia como maior vendedora de aparelhos móveis em termos de receita no primeiro trimestre. Sua participação no mercado de smartphones caiu para 26% no primeiro trimestre, de 41% no mesmo período do ano passado.

Ainda assim, as vendas líquidas da Nokia superaram as previsões e subiram 9% para 10,4 bilhões de euros no primeiro trimestre, de 9,52 bilhões de euros no primeiro trimestre do ano passado. Em sua principal divisão de aparelhos de mão, as receitas avançaram 6%, em termos anuais, para 7,1 bilhões de euros, influenciadas por forte crescimento de vendas na China e na América Latina.

O lucro superou caiu para 344 milhões de euros (US$ 503 milhões) ou 9 centavos de euros por ação, de 349 milhões de euros no ano passado. Em termos ajustados, a empresa ganhou 13 centavos de euro por ação, acima da previsão de 9 centavos de euros por ação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)