(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Classificação S&P: China pede que EUA adotem medidas responsáveis


postado em 19/04/2011 10:57

O governo chinês pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que adotem medidas responsáveis para proteger os investidores depois que a classificação de sua dívida foi colocada em "perspectiva negativa" pela agência de avaliação Standard & Poor's.

"Esperamos que o governo americano adote sérias medidas políticas responsáveis para proteger os interesses dos investidores", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hong Lei.

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) rebaixou de "estável" para "negativa" a perspectiva da dívida soberana dos Estados Unidos

devido a seu déficit orçamentário, elevado endividamento e a falta de uma política clara para remediar a situação.

"Como os Estados Unidos se classificam, na comparação com outros países, como 'AAA' com o que nós consideramos um déficit orçamentário muito importante e um nível de dívida governamental em alta e como o caminho para tratar (os problemas) não está muito claro, revisamos nossa perspectiva sobre a classificação a longo prazo de 'estável' para 'negativa'", afirma a S&P em um comunicado.

O Tesouro americano se defendeu imediatamente e afirmou que "a perspectiva negativa da S&P subestima a capacidade as autoridades dos Estados Unidos para reunir-se e solucionar os difíceis déficits orçamentários do país".

"Como disse o presidente na semana passada, solucionar a questão orçamentária atual está amplamente em nossas capacidades", acrescentou Mary Miller, secretária adjunta do Tesouro, responsável pelos mercados financeiros. Já a Casa Branca afirmou que a redução da perspectiva da dívida dos Estados Unidos pela agência S&P mostra que o país precisa alcançar um acordo sobre a reforma fiscal.

A revisão de "estável" para "negativa" da perspectiva "recorda que é importante que alcancemos um acordo sobre uma reforma fiscal", afirmou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)