(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rodada de Doha é uma mula empacada, diz a OMC


postado em 07/04/2011 11:13

As negociações de Doha sobre a liberalização do comércio, que os países membros da OMC prometeram concluir em 2011, parecem uma mula que não quer avançar, afirmou nesta quinta-feira o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

As negociações comerciais estão num momento difícil, segundo Lamy numa coletiva de imprensa. "Para muitas pessoas, a OMC é como uma mula. Um animal confiável e resistente com que se pode contar", acrescentou, enfatizando que "uma mula não dá passos para trás".

"A dificuldade com as mulas é que, às vezes, elas param. Não vão para trás, mas se negam a avançar. É o que está acontecendo com as negociações comerciais agora", afirmou. A Rodada de Doha, as negociações para a liberação do comércio internacional, foi iniciada no final de 2001 e está paralisada em função das reclamações dos países emergentes, que pretendem maior acesso aos mercados agrícolas dos países ricos, enquanto que estes exigem uma abertura maior para seus produtos industriais e bens de serviços no resto do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)