(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Murilo Ferreira é o substituto de Agnelli na Vale


postado em 04/04/2011 23:52 / atualizado em 05/04/2011 08:41

Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff, dizem fontes(foto: Murilo Ferreira/Divulgação )
Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff, dizem fontes (foto: Murilo Ferreira/Divulgação )
Os controladores da Vale escolheram na noite desta segunda-feira o executivo Murilo Ferreira como o próximo presidente da Vale, maior empresa privada do País e segunda maior mineradora do mundo. Ele vai substituir Roger Agnelli, que em julho completaria dez anos na presidência da companhia. Ferreira é ex-funcionário da Vale. Trabalhou na companhia duas vezes. Na última, de 1998 até 2009, quando presidia a Vale Inco no Canadá. Problemas com os sindicatos locais, que mais tarde culminaram numa prolongada greve, contribuíram para que o executivo tivesse problemas de saúde e deixasse a empresa.

Segundo fontes que acompanham o processo, Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff. Os dois se conheceram quando o executivo era presidente da Albrás, fabricante de alumínio, e Dilma era ministra das Minas e Energia. Como a Albrás é grande consumidora de energia e Ferreira é especialista no assunto, os dois estiveram reunidos várias vezes e trocavam informações sobre o setor.

A escolha de Murilo já era aventada entre os controladores, mas não deixou de ser uma surpresa. O favorito era Tito Martins, diretor executivo e atual presidente da Inco. José Carlos Martins, diretor executivo de Estratégia, Vendas e Marketing, também corria por fora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)