(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Canetada da ministra Miriam Belchior confirma cancelamento de concursos


postado em 29/03/2011 06:40 / atualizado em 29/03/2011 06:57

Ministra do Planejamento assinou portaria que corta mais de 12 mil vagas previstas(foto: Wilson Dias/ABr)
Ministra do Planejamento assinou portaria que corta mais de 12 mil vagas previstas (foto: Wilson Dias/ABr)
Na tentativa de provar ao mercado financeiro que é capaz de cortar gastos e conter a escalada dos preços, o governo Dilma Rousseff oficializou o cancelamento de concursos públicos e de nomeações e colocou na berlinda, ao menos, 12.413 vagas distribuídas entre seleções previstas e já realizadas. Portaria assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, no Diário Oficial da União de segunda-feira suspendeu, por tempo indeterminado, os efeitos de publicações anteriores que autorizavam a realização de certames ou o preenchimento de cargos no âmbito da administração pública federal, das autarquias e das fundações.

A partir de agora, mesmo a realização de programas de formação que não começaram até segunda-feira ficará condicionada à autorização da ministra Miriam Belchior. A medida já havia sido anunciada pelo governo como parte da contenção de gastos públicos, dentro do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento deste ano. A tesourada não afeta, porém, o preenchimento dos cargos cujas nomeações foram publicadas até segunda-feira e a realização de seleções para cargos temporários. Os órgãos que iniciaram treinamentos também poderão concluí-los, mas dependerão de uma nova autorização para convocar os aprovados.

"A ministra trouxe para si toda e qualquer decisão sobre abertura de concursos. No entanto, o governo não pode ser intransigente, mas sim levar em conta as situações urgentes dos órgãos", afirmou o analista político e diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz. Um dos casos mais críticos é o dos que aguardam uma segunda convocação do concurso de 2008 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): a validade do certame, já contando com a prorrogação, termina em 31 de julho.

O Ministério do Planejamento informou que, assim como prometido pelo governo no início do ano, o caso da Anatel é um dos que está sendo analisado “com lupa” pela ministra. Segundo o órgão, a portaria não interfere no Legislativo e no Judiciário, o que deixa caminho livre para o lançamento do concurso do Senado, que deve abrir 180 vagas e cadastro de reserva. Além disso, as restrições não afetam os cargos militares das Forças Armadas nem as estatais, que têm orçamento próprio, como Banco do Brasil e Correios.

Na fila de recrutamentos de 2011, estão a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os concursos em andamento ou que esperam para nomear os aprovados destacam-se os dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, o do Inmetro e o do CNPq.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)