(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise política pode empurrar Portugal a pedir ajuda externa


postado em 21/03/2011 12:25

A crise política de Portugal pode levar o governo a solicitar ajuda financeira externa, advertiu nesta segunda-feira o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. "Se acontecer uma crise política neste momento, vai criar grandes dificuldades ao país para acessar o mercado financeiro (para solicitar empréstimos) e acredito que isto implicará um risco em nossa capacidade de financiamento",

declarou à imprensa, à margem de uma reunião com os colegas europeus em Bruxelas.

"Neste momento, a crise política contribui efetivamente para empurrar o país aos braços da ajuda estrangeira", completou. O líder da oposição de centro-direita de Portugal, Pedro Passos Coelho, confirmou a rejeição à possibilidade de negociar com o governo socialista minoritário para permitir a adoção de um novo plano de austeridade considerado crucial pela União Europeia.

Saudado pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu (BCE), o novo programa de austeridade do governo português pretende "garantir" a redução do déficit público a 4,6% do PIB em 2011 e a 3% em 2012, para tranquilizar os mercados e tentar evitar o recurso de um plano de resgate financeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)