Publicidade

Estado de Minas

UFMG promove nesta segunda debate gratuito sobre a construção da Usina Belo Monte


postado em 14/03/2011 09:55

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais, o GT Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), promove simpósio nesta

segunda-feira para debater as perspectivas socioambientais, culturais e energéticas da construção da Usina de Belo Monte, no Xingu.

Planejada para ser instalada em uma das áreas de maior diversidade cultural e biológica do país, a construção da Usina de Belo Monte, além de inundar uma área de mais de 600 km2, promoverá até 80% de redução da vazão de um trecho de mais de 100 km que compreende a Volta Grande do Rio Xingu. Nesta área, residem milhares de famílias ribeirinhas, indígenas e não-indígenas.

O encontro tem como objetivo adensar a discussão sobre o tema e será ministrado nesta segunda-feira, gratuitamente, no Auditório Sônia Viegas, do Prédio da Faculdade de Ciências Humanas, no Campus da Pampulha da UFMG, às 19 horas. O debate é aberto ao público e vai contar como convidados os professores Sônia Maria Barbosa Magalhães (UFPA-ABA), Oswaldo Sevá Filho (UNICAMP) e Francisco Del Moral (USP), sob coordenação da professora Andréa Zhouri (GESTA/UFMG – ABA).

  • Tags
  • #

Publicidade