(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exportações do México atingem níveis históricos

Para um funcionário do governo, o número é relevante porque a maior parte se refere a "exportações não petroleiras, um sinal inequívoco de uma economia robusta e avançada"


postado em 10/03/2011 15:40

As exportações mexicanas tiveram no ano de 2010 um recorde histórico ao alcançar a marca de quase US$ 300 bilhões, como afirmou o diretor-geral do ProMéxico, órgão governamental que promove o comércio exterior, Carlos Guzmán.

Para o funcionário, a cifra é "ainda mais relevante" se for considerado que US$ 257 bilhões são referentes a "exportações não petroleiras, um sinal inequívoco de uma economia robusta e avançada".

Em discurso, ele enfatizou que especialistas econômicos consideram que o país esteja entrando em um período de crescimento acelerado, que o levará a consolidar-se como "uma locomotiva da economia mundial".


Guzmán indicou que o país, a 11° maior economia mundial, confirma desta forma sua posição como "uma das maiores potências exportadores" em um nível global.

Segundo dados apontados pelo diretor-geral, o México "exporta mais produtos manufaturados que o resto [dos países] da América Latina juntos, incluindo o Brasil", além de serem os maiores exportadores mundiais de 32 desses produtos e 16 outros de origem agrícola.

Ele ainda destacou que no último ano o país registrou um crescimento de 5,5% em seu Produto Interno Bruto (PIB), "o maior nível em uma década", disse. Guzmán, no entanto, não comentou sobre o ano de 2009, quando o índice teve uma queda de 6,5%, a maior em 80 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)