(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE pede flexibilidade com Grécia e Irlanda


postado em 06/03/2011 21:03

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), vem pressionando a Alemanha e outros países do bloco para que mostrem flexibilidade no apoio a Irlanda e Grécia, antes de negociações essenciais para o futuro da zona do euro que ocorrerão nos próximos dias.

Líderes dos 17 países que usam o euro vão se reunir em Bruxelas na próxima sexta-feira para construir as bases de um "pacote compreensivo" de medidas reformistas, de acordo com o comissário de assuntos econômicos e monetários da UE, Olli Rehn. Ele disse que Irlanda e Grécia não podem ser financeiramente sobrecarregadas.

"Vejo um perigo de que possamos sobrecarregar ambos os países com condições de crédito excessivamente rígida", declarou Rehn ao jornal alemão Handelsblatt. Rehn acrescentou que o prazo para que a Grécia possa pagar os empréstimos de ajuda deve ser estendido de três anos e meio para sete anos, segundo informações do jornal.

Rehn vem pedindo frequentemente que a UE avalie amenizar os termos de empréstimos para Grécia e Irlanda, reiterando que a taxa de juros de quase 6% que o governo irlandês precisa pagar sobre o pacote de 67,5 bilhões de euros deve ser debatida. Os comentários de Rehn vêm à tona em momento crítico, em que líderes da zona do euro se comprometem a concluir reformas até o encontro de cúpula de 24 e 25 de março.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)