(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indiano diz que transformou carro da Suzuki em uma máquina voadora


postado em 15/02/2011 08:15

Modelo virou atração de feira na Índia: inventor afirma ter se inspirado no filme
Modelo virou atração de feira na Índia: inventor afirma ter se inspirado no filme "De volta para o futuro" (foto: AFP )
Quase 26 anos depois de o filme De volta para o futuro (Back to the Future, 1985) projetar o ator Michael J. Fox para o mundo na pele do franzino Marty McFly, que viajava pelo tempo a bordo de um esportivo e incrementado carro voador, o indiano A.K. Vishwanath, de 52, foi destaque ontem em vários veículos de comunicação dos cinco continentes. Ele assegura ter criado, bem ao estilo da famosa trilogia do cinema americano, o primeiro automóvel voador do planeta. Ao estilo do Professor Pardal – personagem da história em quadrinhos criada por Carl Barks, em 1952, para a Walt Disney – o indiano diz que transformou um modelo Maruti, primeiro carro de pequeno porte daquele país, fabricado pela Suzuki, na década de 1980, numa máquina voadora.

Segundo o inventor, o veículo é movido a gerador elétrico. Os fãs da película americana também se recordam que o esportivo usado na primeira série da trilogia, um modelo DeLorean, foi abastecido por eletricidade: a ficção permitiu a McFly que aproveitasse como combustível um raio que cairia sobre uma igreja – afinal, como ele estava no passado, sabia o dia e a hora exata da descarga elétrica. De volta ao futuro, o primeiro jornal a noticiar a criação do indiano, o periódico Daily Mail, informou que o Maruti é uma das atrações principais do show aéreo Aero Índia 2011, que ocorre em Bangalore.

Já o inventor afirmou aos repórteres que o automóvel, que também conta com uma seção a vácuo, foi testado num túnel de vento. O professor Pardal indiano afirma ter recebido 40 patentes e revelou que sua inspiração veio de várias fontes, incluindo a capacidade de voo de abelhas. Acrescentou ainda que a decolagem do carro é vertical. O veículo do futuro foi desenvolvido pela Vishwanath, B'Lorean, em homenagem a sua casa de Lisboa, e ao carro esportivo DeLorean, de 1980, modelo usado como máquina do tempo em De Volta para o Futuro.

O veículo esportivo usado na trilogia americana chega a 100 km/h em 9,5 segundos, mas pode alcançar, pouco tempo depois, 200 km/h, devido ao motor V6 e aos 141 cavalos. O professor Paulo Iscold, do departamento de engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e projetista de engenharia aeroespacial da mesma instituição, faz a seguinte observação: “O que é um carro voador? É um veículo que vai abrir as asas e sair voando? Fazer algo como o DeLorean é difícil, pois não temos propulsão para isso Para chamar de invenção, tem que mostrar voando”. O especialista cita publicações especializadas para ressaltar algumas diferenças envolvendo carros e aviões.

A primeira é o motor, pois o do automóvel é projetado para várias rotações: “O carro acelera e desacelera”. A segunda é as rodas, pois “todo o peso do automóvel está nelas”. Já as dos aviões “têm pequeno diâmetro” e usadas “para linha reta”. (com agências)

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)