(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAMPINAS

Estudante diz que indígenas 'tem que tirar tanga e estudar a nossa língua'

Comentário foi feito por aluno da PUC Campinas, durante o evento Unicamp de Portas Abertas no último sábado (19); boletim deverá ser registrado


21/08/2023 16:53 - atualizado 21/08/2023 17:34
1156

Unicamp
(foto: Reprodução/Redes sociais)
Estudante de filososfia da PUC Campinas afirmou que os indígenas deveriam "tirar aquela tanga lá e estudar nossa língua", durante o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que aconteceu no último sábado (19).

A fala aconteceu durante a sessão de exposição do Grupo de Estudos de Filosofia Indígena, sendo direcionada à expositora indígena do grupo.
"Eu acho que ‘índio’, mas isso no meu ponto de vista, tem que tirar aquela tanga dele lá e estudar a nossa língua em vez de ficar falando essa língua que ninguém entende. A maioria das pessoas não estão interessadas em aprender tupi-guarani nem língua nenhuma deles", disse o estudante.

O Coletivo de Acadêmicos Indígenas da Universidade Estadual de Campinas publicou uma na de repúdio sobre o caso:

“Além das falas projetarem um estereótipo racista sobre os povos indígenas, afirmando que os ‘índios são vagabundos’, ‘atrasados’ e ’drogados’, o agressor também defendeu que os povos indígenas deveriam se integrar à sociedade, pois ‘isso [povos indígenas] não vão continuar existindo’. As falas defendem que os indígenas deixem seus modos de vida, porque eles iriam desaparecer/morrer diante do domínio colonialista”, diz o texto.
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, alegou em nota que as falas do participante "demonstram preconceito e ignorância, desrespeitam a diversidade de saberes e culturas, expressam e promovem a violência contra os povos indígenas, manifestando um profundo desrespeito aos direitos humanos e incorrendo no crime de racismo".

Segundo a EPTV, um boletim de ocorrência deverá ser registrado nesta segunda-feira (21).
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)