(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AMAZONAS

Estado do Amazonas passa a ter 16 línguas indígenas oficiais

A oficialização aconteceu durante a cerimônia de lançamento da Constituição Federal em Nheengatu, na última quinta-feira (20/7)


21/07/2023 17:15 - atualizado 21/07/2023 17:16
1156

Rosa Weber
Cerimônia contou com Rosa Weber, Sonia Guajajara, Cármen Lúcia, Joenia Wapichana e autoridades locais (foto: Divulgação/STF)
Um lei estadual que reconhece 16 línguas indígenas como oficiais foi assinada na última quinta-feira (22/7), após o evento de lançamento da primeira Constituição Federal traduzida para o Nheengatu, em São Gabriel da Cachoeira, considerado o município mais indígena do Brasil.
Agora, o estado passará a ter 17 línguas oficiais. Fora o português, as línguas oficializadas na solenidade são: Apurinã, Baniwa, Dessana, Kanamari, Marubo, Matis, Matses, Mawe, Mura, Nheengatu, Tariana, Tikuna, Tukano, Waiwai, Waimiri e Yanomami.

"O Amazonas, a partir de hoje, tem 17 línguas oficiais. O português é só uma delas. Imaginem quão cultural, social e pessoalmente mais ricos seremos, lá na frente, quando muitos de nós aqui, ou nossos filhos, ou netos, formos capazes de nos comunicar em várias dessas línguas. Haverá uma transmissão de conhecimento que nem sequer conseguimos imaginar aqui e agora. Que esse tempo não demore a chegar", disse o governador Tadeu de Souza (Avante-AM).
Também já esta valendo a Política de Proteção das Línguas Indígenas, que garante o direito ao pleno uso público da própria língua, dentro ou fora de terras indígenas.
 
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)