(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PBH

Cotas raciais em concursos públicos de Belo Horizonte vão valer até 2036

Lei sancionada na última semana altera artigo que estabelecia vigência apenas até 2026; texto é de autoria de comissão especial


02/05/2023 12:12 - atualizado 02/05/2023 12:45
1156

Vista externa da Câmara Municipal de Belo Horizonte ao anoitecer
Lei estabelece que cotas raciais para concursos públicos de BH serão prolongadas até 2036 (foto: Cláudio Rabelo/CMBH)

A reserva de 20% de vagas para negros em concursos para cargos efetivos e empregos públicos no Poder Executivo em BH está garantida até de 2036. A Lei 11.485/23, sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD), é responsável pela extensão do antigo prazo, que valia até 2026.

O texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira (26/4) e partiu do Projeto de Lei 396/2022, escrito pela Comissão Especial de Estudo - Empregabilidade, Violência e Homicídios de Jovens Negros. A nova Lei altera o artigo 8º da Lei 10.924/2016, que estabelecia vigência de 10 anos para a reserva.

O PL também propunha ampliação de 20% para 50% da reserva de vagas para pessoas negras nos concursos sempre que o número de vagas disponíveis fosse igual ou superior a duas, o que foi rejeitado pelo Plenário da Câmara Municipal. Do texto original, foi mantida apenas a ampliação do tempo de vigência.
 
“Temos um longo caminho a percorrer para garantir equidade no serviço, e a Lei 11.485 caminha nesse sentido. Com certeza ampliará o número de negros e negras nesses espaços”, afirma a deputada estadual Macaé Evaristo.

A última Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte (PED/RMBH), realizada pela Fundação João Pinheiro até o ano de 2014, revelou que apenas 11,9% dos servidores públicos se declaram negros, em Belo Horizonte. 

A proposição é um dos indicativos constantes do relatório final dos trabalhos da Comissão Especial, composta pelos vereadores Iza Lourença (Psol), Gilson Guimarães (Rede), Marcos Crispim (PP), Wesley Moreira (PP) e pela ex-vereadora e agora deputada estadual Macaé Evaristo (PT).
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)