(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INCLUSÃO POR MEIO DA MODA

Brasileira lança primeira lingerie para mulheres trans de Portugal

'Eu apenas criei algo para mostrar o que realmente somos: mulheres', afirma a designer Giovanna Tavares


23/03/2023 14:04 - atualizado 23/03/2023 14:47

Giovanna Tavares no ModaLisboa
Giovanna Tavares criou uma linha de lingerie para sanar a própria dor e a de milhares de outras mulheres trans (foto: Reprodução)
A designer brasileira Giovanna Tavares fez história na 60ª edição da ModaLisboa, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de março, ao lançar a primeira coleção de lingerie de Portugal desenvolvida para o público trans. A empresária buscou aliar conforto e beleza em um produto que fazia falta a muitas mulheres trans.

Divulgado como “The Unnoticed Fashion Show” ("O Desfile de Moda Despercebido", em tradução livre), o lançamento só foi anunciado após o fim do ModaLisboa. O intuito era mostrar como as modelos trans se sentiam confortáveis na passarela.

“A gente queria que o lançamento fosse feito depois do ModaLisboa, porque assim a gente consegue mostrar o quanto a calcinha é confortável e inclusiva e ajuda a sanar as dores de um público, até porque, mesmo não sendo vista, ela se fez presente”, afirma Giovanna.

As peças foram usadas pelas modelos Ariel del Arco, Ivvi Romão e Mica nos desfiles de Nuno Baltazar, Luís Carvalho, Valentim Quaresma, Molly 98 e Çal Pfungst. Giovanna afirma que a apresentação do seu produto foi um “desfile que ninguém viu, mas todo mundo aplaudiu”. 


“Eu não criei a lingerie para esconder absolutamente nada. Eu apenas criei algo para mostrar o que realmente somos: mulheres”, afirma Giovanna no vídeo de lançamento da linha. 



Desenvolvimento 


Mãos segurando uma calcinha na cor bege
Calcinha Tlovet promove beleza e conforto para mulheres trans (foto: Reprodução)


Giovanna se reconheceu como mulher trans aos 14 anos. Com a mesma idade foi apedrejada na porta da escola devido à sua identidade de gênero. Aos 22 anos, se mudou para Portugal e se tornou empresária, influencer, maquiadora, cabeleireira e designer. 

Durante todo esse período, conviveu com a dificuldade de encontrar uma lingerie que se adequasse ao seu corpo. Ao conversar com uma amiga sobre o assunto, ela sugeriu que a própria Giovanna desenvolvesse uma linha. 

A designer trabalhou por três anos no desenvolvimento das calcinhas, desenvolvendo protótipos para serem experimentados por diversas mulheres trans. Além de resolver um problema em comum, Giovanna também queria que a peça se encaixasse em vários corpos.

“O que eu quero também é mostrar um pouco de quem somos, o que é ser trans. As pessoas confundem muito, tem um imagético deturpado, então a gente trazer essa visibilidade de uma forma positiva é importante”, explica Giovanna, “A marca Tlovet em si, veio por meio de algo que eu quero passar, de que trans é amor”, completa.

Conforto e beleza


Quatro mulheres trans com blusa branca usando calcinhas da Tlovet cor na cor bege
Calcinha para pessoas trans, além de conforto, também visa a beleza dos corpos diversos (foto: Divulgação )


Como o acesso a um produto que atenda às necessidades de mulheres trans para disfarçar o órgão genital em diferentes estilos de roupas é limitado, muitas utilizam fitas adesivas, colas e outros meios, ficando muito tempo com a genitália presa pela dificuldade do processo. Isso pode acarretar perigos à saúde, podendo lesionar o órgão, ocasionar infecções urinárias e levar até mesmo à morte por insuficiência renal.


Giovanna explica que as calcinhas Tlovet foram criadas para trazer conforto, beleza e sensualidade, além de sanar uma dor de um público carente de produtos. Elas possuem um fundo mais largo, para que se possa encaixar as partes genitais e as alças que podem ser reguladas conforme a necessidade. 

Além disso, as calcinhas são feitas em tecido neoprene, que ajuda disfarçar o órgão genital e a fazer uma blindagem maior, impedindo que o órgão aqueça demais, promovendo maior conforto. 

Mercado brasileiro


Além de poder comprar a linha Tlovet por meio do site, no Brasil também é possível encontrar opções de lingeries para o público trans. Em 2016, a empreendedora Silvana Bento criou a Trucss, em São Paulo. Em 2018, foi criada a TGW - Transgender Wear na cidade catarinense de Blumenau, que além de trabalhar com peças íntimas, expandiu os negócios com sua linha fitness. Em Itajaí, também em Santa Catarina, é possível encontrar a Sandy Mel Moda Íntima Trans, que trabalha ainda com moda praia.  

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)