(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÊS DA MULHER

ALMG analisa assistência psicológica a mulheres que fizerem mastectomia

Procedimento pode gerar prejuízos de ordem física, emocional e social; projeto de lei foi proposto em 2016 e entrou em discussão recentemente


15/03/2023 17:48 - atualizado 15/03/2023 18:46

Doutor Jean Freire (deputado estadual PT/MG), Arnaldo Silva (deputado estadual UNIÃO/MG), Charles Santos (deputado estadual REPUBLICANOS/MG), Thiago Cota (deputado estadual PDT/MG)
ALMG avalia PL que fornece assistência psicológica a mulheres mastectomizadas (foto: Clarissa Barçante/ALMG)

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se manifestou pela aprovação de diversos projetos de lei (PLs) em reunião nessa terça-feira (14/3). Dentre eles, está o PL 3.103/21, que trata de assistência psicológica para mulheres em casos de mastectomia.

O projeto de lei é de autoria da deputada Ione Pinheiro (União) e, em sua justificativa, ela registra que a mastectomia é um dos métodos mais utilizados para o tratamento do câncer de mama, podendo gerar na paciente prejuízos de ordem física, emocional e social.

O deputado Charles Santos (Republicanos) apresentou uma proposição de alteração que adequa trechos que caberiam ao Poder Executivo definir, como a alteração na Lei 21.963/2016, que dispõe da realização obrigatória da cirurgia plástica reconstrutiva de mama pelas unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta do deputado é acrescentar um segundo artigo, afirmando que poderá ser assegurada assistência psicológica àquelas mulheres submetidas à mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar.

Assim, conforme o projeto, fica assegurada às mulheres mastectomizadas assistência psicológica realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente – o PL não prevê que homens transgênero e pessoas não-binárias recebam a assistência – , cabendo aos profissionais de saúde definirem que técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

Para que o PL seja aprovado e efetivado, o poder público poderá negociar parcerias e/ou convênios com os municípios com o objetivo de ampliar a rede de atendimento psicológico.

O projeto segue agora às Comissões de Saúde, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para parecer de 1º turno.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)