(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEMÓRIA VIVA

'Casa de Ogum' é tombada como patrimônio cultural de Salvador

Tombamento do único terreiro dedicado ao orixá no Brasil visa preservar ritos e atividades para gerações futuras


15/06/2022 13:14 - atualizado 15/06/2022 14:06

Representante da 'Casa de Ogum' segurando o documento de tombamento do terreiro
Representante da 'Casa de Ogum' mostra o documento de tombamento do terreiro (foto: Instagram/Reprodução)


O templo Casa de Ogum, o único no Brasil exclusivamente dedicado ao orixá, foi tombada como patrimônio cultural de Salvador. A cerimônia que oficializou o terreiro como um bem de valor histórico, cultural e arquitetônico da capital baiana foi comandada, nesta segunda-feira (13/06), pelo prefeito Bruno Reis, com a presença da vice-prefeita, Ana Paula Matos, do compositor Carlinhos Brown e representantes das lideranças religiosas locais.

“Esse tombamento, que já está nos nossos corações, é uma forma de defender que a especulação imobiliária não chegue até aqui. Que os respeitos que precisam tomados em direção à nossa fé, religiosidade e culto, sejam precisamente ordenados por lideranças assim”, declarou Carlinhos Brown no evento de tombamento. 

A Casa, que faz parte da história do Candeal, bairro tradicional de Salvador, foi fundada no século XIX por uma princesa e sacerdotisa nigeriana, Josefa de Santana, que comprou o terreno que é mantido até hoje como um assentamento familiar. Seu tombamento visa garantir que os ritos e atividades sejam preservados e transferidos para as futuras gerações.



O processo de tombamento teve início em 2019 e faz parte do “Programa Salvador Memória Viva”, uma iniciativa da Fundação Gregório de Matos (FGM). O programa prevê uma série de ações de proteção e preservação dos bens materiais e imateriais do município.

*Estagiária sob supervisão.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)