(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE URBANA

Sensibilização na arte: projeto leva grafite a abrigo na Região Leste de BH

Basquiat Graffiti, iniciativa criada pelo grafiteiro Negro F, tem a missão de ensinar conceitos e práticas artísticas a crianças e jovens


06/10/2021 14:32 - atualizado 08/10/2021 13:33

Crianças e jovens do Abrigo Granja de Freitas participam de oficina do projeto Basquiat Graffiti
As oficinas são realizadas com grupos de 10 a 15 adolescentes e jovens do abrigo (foto: Negro F./ Reprodução)

Mais do que pinturas, grafismos e spray, a iniciativa social Basquiat Graffiti está transformando a vida e o lar de muitas crianças e jovens do Abrigo Granja de Freitas, na Região Leste de Belo Horizonte. Desde agosto deste ano o local está recebendo oficinas gratuitas e livres do projeto desenvolvido pelo grafiteiro, educador e empreendedor social Fred Maciel, mais conhecido como Negro F.

Nos encontros, geralmente realizados às quartas e quintas-feiras com grupos de 10 a 15 adolescentes e jovens, os participantes aprendem técnicas e conceitos básicos sobre o grafite e sobre as artes visuais.

“Tô aprendendo a grafitar, desenhar bem, saber sobre cores chamativas e vivas, desenhar rostos. Eu acho legal.” diz C**., de apenas 12 anos, participante do projeto, que também comenta como o grafite está contribuindo com a melhoria das paredes do abrigo e se tornando uma possibilidade profissional futura.

Nação Hip Hop Brasil

Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, Negro F, que também é o presidente da Nação Hip Hop Brasil, menciona como a possibilidade de transformação social através da arte e do grafite é um dos pilares principais do projeto. “Neste período da pandemia, ficar em casa nunca foi um privilégio para esses jovens do abrigo, pois infelizmente são espaços pequenos e provisórios para eles”, destaca o empreendedor social.

Com o projeto, o grafiteiro leva não somente os grafites, mas todo o seu conhecimento sobre arte urbana ao abrigo. “Trabalhamos a sensibilização de jovens para a arte urbana, pois acreditamos que eles precisam dessa oportunidade de conhecer e de ter contato e de experimentar as práticas artísticas e do uso do spray, das cores e de poder produzir o seu próprio grafite”, menciona.

Grafiteiro, educador e empreendedor social Negro F. realizando grafite
Negro F. vem construindo o projeto Basquiat Graffiti há quase dez anos em Belo Horizonte (foto: Reprodução/ Instagram)

 

“No projeto, vou apresentando todo o universo da arte urbana aos jovens, falando sobre a existência de murais, dos produtos e tipografias específicas e das mensagens a serem transmitidas pelo grafite”, diz Negro F. Para ele, as oficinas não são como seguir uma receita de bolo pronta.

Na verdade, os encontros são feitos tendo a cultura hip-hop como base, mas também buscando compreender a relação comunitária que existe no abrigo, respeitando a identidade dos jovens.

Criado há quase dez anos, o Basquiat Graffiti já contribuiu com a formação de diversas pessoas e crianças em BH. Negro F vem trabalhando em escolas municipais e também em comunidades da capital, como no bairro Vila Senhor dos Passos, na Região Noroeste de Belo Horizonte".

 

A expansão do grafite, da arte, das práticas visuais e dos outros elementos da cultura hip-hop, muito defendidos por Negro F., são importantes formas de resistência e de garantia da arte urbana na capital para o grafiteiro. “Tem sido uma convivência de troca, de saberes, de arte e de entendimento da realidade deles também”, comenta Negro F.

 

"Chave de transformação de vidas"

 

Negro F. também comenta os ótimos resultados com as oficinas. De acordo com o idealizador do projeto, os participantes já produziram conteúdos e materiais muito interessantes e criativos. As crianças e os jovens já estão participando da produção de um layout para a construção do primeiro painel coletivo no abrigo.

Além disso, Negro F. destaca como é importante a valorização dos elementos da cultura hip-hop, incluindo o grafite. “As pessoas estão tendo a oportunidade de conhecer a cultura hip-hop e como essa cultura pode ser uma chave de transformação de vidas, uma oportunidade desses jovens serem vistos no mundo”.

O Abrigo Granja de Freitas, que leva o nome do bairro, localizado na Região Leste da capital, é um local de acolhimento institucional provisório para famílias vindas das áreas de risco, em vulnerabilidade social ou de risco pessoal, social ou de situação de vida nas ruas.

 

O acolhimento é feito pela Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) de Belo Horizonte.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Alves

** O nome do adolescente foi omitido para preservá-lo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)