(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Google oferece programa de estágio a jovens negros em escritório de BH

Inscrições estão abertas até o dia 24 de setembro; saiba como concorrer


08/09/2021 14:16 - atualizado 08/09/2021 16:13

Primeira turma do Next Step, em 2019, realizado em São Paulo
Primeira turma do Next Step, em 2019, realizado em São Paulo (foto: Divulgação/ Google)

A Next Step, programa de estágio do Google, oferece vagas exclusivas a profissionais negros e negras. O programa está com vagas abertas no setor de engenharia de software, no escritório da empresa em Belo Horizonte, até o dia 29 de setembro, na  plataforma Olabi .

As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de ciências da computação e engenharia da computação, com previsão de formatura para o primeiro semestre de 2024. Alguns conhecimentos iniciais e básicos em programação podem ajudar os candidatos durante o processo.

O Next Step é um projeto criado em 2019 pelo Google para promover a inclusão de estudantes negras e negros no mercado de trabalho. Lendric Silva, 25 anos, foi um dos estagiários aprovados na primeira turma do Next Step, em 2019, em São Paulo. 
 
Lendric Silva participou da primeira turma do Next Step.
Lendric Silva participou da primeira turma do Next Step. (foto: Divulgação/ Google)
 
 
Para o jovem, esse caminho foi fundamental para sua carreira. "Minha longa jornada atuando com pessoas em diversas ações sociais foi essencial para agregar novas perspectivas para as áreas nas quais atuei durante o programa", destaca Lendric.
Efetivado, Lendric foi promovido a gerente de contas e passou a auxiliar empresas de pequeno e médio porte com estratégias de marketing digital.
 
Nesta primeira edição em BH, a iniciativa tem o propósito de expandir as atividades do projeto para as equipes de engenharia da capital.

“O principal objetivo do programa em BH é encontrar a próxima geração de talentos negros na engenharia de software”, destaca Yale Soares, gerente de projetos e recrutadora do programa de estágio em Engenharia de Software do Google em BH. Os participantes ainda participam da elaboração de estratégias para tornar os negócios da empresa mais inclusivos e diversos.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. Na primeira, os candidatos serão selecionados de acordo com perfil de pré-requisitos do programa. Depois, serão convidados para encontros informativos virtuais, quando serão informados de detalhes do processo e da empresa. 

IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DIVERSO

 
O mercado de trabalho marca a desigualdade de oportunidades para pessoas negras. A falta de oportunidade aumenta, quando se trata de mulheres negras, que representam quase 28% da população brasileira. No entanto, ocupam menos de 8% dos cargos de poder e influência na sociedade, de acordo com pesquisa realizada pelo pela consultoria Indique Uma Preta e pela empresa Box1824.
 
Para Naiara Rocha, gerente de projetos em Diversidade, Equidade e Inclusão do Google na América Latina, proporcionar esse espaço com um projeto voltado a pessoas negras é fundamental para as mulheres.

“Essa ação é um esforço de responsabilidade, considerando a realidade em que estamos inseridos hoje no Brasil”, diz Naiara.

Naiara Rocha, gerente de projetos em Diversidade, Equidade e Inclusão do Google na América Latina e Yale Yale Soares, gerente de projetos e recrutadora do programa de estágio em Engenharia de Software do Google em BH.
Naiara Rocha, gerente de projetos em Diversidade, Equidade e Inclusão do Google na América Latina e Yale Yale Soares, gerente de projetos e recrutadora do programa de estágio em Engenharia de Software do Google em BH. (foto: Divulgação/ Google)


Naiara cita a filósofa Angela Davis: “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. A frase remete às mulheres negras, por serem a base da pirâmide da sociedade.

Para Yale, o fato de também ser uma mulher negra traz ainda mais impacto em sua participação no Next Step. “Há algumas questões em que não conseguimos fechar os olhos, então é muito importante fazer parte de um programa como esse sendo parte deste grupo a que se destina”

PARA ALÉM DA DIVERSIDADE

Muito mais do que acessar esses espaços, algumas barreiras também existem nos ambientes de trabalho. A inclusão desses grupos acabam sendo uma necessidade em projetos como o Next Step.

Para Naiara, um dos caminhos do projeto é abrir portas para esse grupo, mas também garantir a sua permanência e a sua inclusão profissional. “Uma das ideias do projeto sempre foi entender nossa realidade, compreender o que funciona e o que não funciona, e entender também como pensamos a inclusão para além da diversidade. Precisamos cuidar dos caminhos que as pessoas vão fazer, sempre repensando algumas estruturas.”

Em áreas ligadas à tecnologia, a língua estrangeira, em muitas situações, acaba sendo uma barreira para esses jovens que estão ingressando na carreira. Para Yale, essa é uma dificuldade, mas que está sendo contornada e trabalhada pelo Next Step. O programa oferecerá aulas de inglês como parte da carga horária do estágio.

“Os desafios são muitos. Falamos de uma população negra em que menos de 1% fala inglês fluentemente”, completa Yale. Para ela,  iniciativas contínuas e coletivas mudam o cenário desfavorável para a população negra. 
 
Outra importante medida para acolher e superar esses desafios de inclusão são os grupos de afinidade, dedicados a acolher a diversidade. São realizados treinamentos, rodas de conversas e encontros a fim de criar vínculos, receber e acolher esses grupos no escritório de Belo Horizonte.
 
*estagiário sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)