(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

IBGE revela que 67% de pessoas com deficiência não têm instrução adequada

Pesquisa é divulgada na mesma semana que o ministro da Educação disse que 'nós não queremos o inclusivismo' e defendeu a separação dos alunos com deficiência


27/08/2021 13:00 - atualizado 27/08/2021 14:38

(foto: Freepik/Divulgação)
(foto: Freepik/Divulgação)

 

Na mesma semana em que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, criticou a presença de crianças deficientes em salas de aula, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geograifa e Estatística (IBGE), revelou o tamanho da lacuna educacional desse contingente da população brasileira.

 

Segundo o estudo divulgado, nesta quinta-feira (26/8), 67% da população com alguma deficiência não tinham instrução alguma ou tinham apenas o ensino fundamental incompleto. Entre as pessoas sem deficiências, esse porcentual é de 30%. Na terça-feira, 24, em entrevista concedida à rádio Jovem Pan, o ministro afirmou "nós não queremos o inclusivismo" e defendeu a separação dos alunos com deficiência.


Na mesma terça-feira, foram abertas as Paralimpíadas de Tóquio, um dos mais emblemáticos exemplos mundiais de inclusão de pessoas com deficiência. E embora os atletas brasileiros tenham bom desempenho nos jogos, a PNS mostrou que a realidade cotidiana do país é bem mais dura.

A pesquisa revela que o déficit educacional desse contingente da população se reflete diretamente no mercado de trabalho. Apenas 28% das pessoas com deficiência e em idade de trabalhar estavam na força de trabalho (que inclui os ocupados e os que estão buscando emprego), contra 66% daquelas sem deficiência.

"Esta menor participação na força de trabalho ocorre em todas as grandes regiões do País, mas é ainda mais acentuada nas regiões Sul e Sudeste", afirmou a pesquisadora do IBGE Maíra Lenzi, que apresentou os resultados.

 

 


Segundo o IBGE, os brasileiros com alguma deficiência somam 17,3 milhões de pessoas ou 8,4% da população em geral. Cerca de 3% tinham deficiência visual; 1% apresentavam deficiência auditiva (sendo que apenas a minoria dominava a Língua Brasileira de Sinais); e outros 1% tinham deficiência mental. Cerca de 3% apresentavam deficiência física dos membros inferiores e outros 2% dos membros superiores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)