(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Agenda da diversidade

Mostra de cinema negro é destaque em lançamentos da semana

Podcast apresentado por Mano Brown, Mano a mano estreia com entrevistas exclusivas com personalidades negras


23/08/2021 14:43 - atualizado 23/08/2021 15:49

Rapper integrante do grupo Racionais MC's estreia seu próprio podcast
Rapper integrante do grupo Racionais MC's estreia seu próprio podcast (foto: Reprodução/ Instagram)


Durante os dias 27 de agosto a 5 de setembro, a mostra “Insurreição” de cinema negro apresentará 13 produções negras de diversos países. As exibições são gratuitas e online, realizadas na plataforma de streaming SALA 54. O projeto é organizado pelo Instituto NICHO 54, que atua com formação de jovens negros no audiovisual.

Dentre as obras da mostra, destaca-se o documentário "Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução" que explora a importância do Partido dos Panteras Negras para a vida cultural e política dos Estados Unidos. Além disso, a exibição inédita no Brasil de “Nationtime”, documentário de William Greaves, um dos principais documentaristas negros estadunidenses. A obra, de 1972, foi encontrada em um galpão em Pittsburgh em 2018.

E os eventos da semana sobre diversidade social não param por aí. Tem estreia do podcast “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown e live sobre dois importantes museus mineiros. Também tem oficina de contação de histórias e debate sobre a presença de mulheres na área do teatro.

Confira detalhes sobre os eventos que acontecem nesta semana:
 
Encontro vai debater o contexto da museologia mineira e brasileira.
Encontro vai debater o contexto da museologia mineira e brasileira. (foto: Reprodução/Instagram Circuito Liberdade)

Live “Diálogos Possíveis”
Data: 23 de agosto
Horário: 17h
Local: Canal do Museu Mineiro no Youtube
Nesta segunda, 23/8, acontecerá a  live “Diálogos Possíveis, uma parceria entre o Museu Mineiro e o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, que vai topar o desafio de (re)interpretar acervos, (re)imaginar ações e (re)existir narrativas.

Participam da conversa, Rafael Perpétuo, coodenador do Museu Mineiro; Padre Mauro Luiz, curador do Muquifu; Cleiton Gos, artista, educador e mediador; e André Caviola, coordenador do educativo dos museus estaduais.
 
 
Mesas debatem a perspectiva da mulher no universo do teatro
Mesas debatem a perspectiva da mulher no universo do teatro (foto: Divulgação)

“Mulheres Encenadoras em rede”
Data:  20 e 25 de agosto
Horário: 20h
Local: Canal do Mulheres Encenadoras no Youtube
Neste mês de agosto, acontece o 1º Encontro Mulheres Encenadoras em Rede, com mesas de debates voltadas para estudantes e artistas de artes cênicas, com transmissão gratuita realizada no Youtube.

O objetivo dos encontros virtuais é qualificar e aprimorar os conhecimentos de mulheres do cenário artístico. Quem promove o evento é o coletivo Mulheres Encenadoras, criado em 2020, que reúne mulheres de diversas áreas, grupos e atuações no teatro.

Programação:
(foto: Reprodução / Instagram Mulheres Encenadoras)

“Teatro NegrA e outras cenas decoloniais”, com Oninsajé e Lucelia Sergio, mediação de Michelle Sá
Data: 23/08, às 20h
 
(foto: Reprodução / Instagram Mulheres Encenadoras)
 
“O coração é o norte: diretoras de outros eixos”, com Cecilia Maria e Wlad Lima, mediação de Leticia Andrade
Data: 25/08, às 20h
 
 
Oficina oferece técnicas de contação de histórias aos pequenos de uma forma uma diferente
Oficina oferece técnicas de contação de histórias aos pequenos de uma forma uma diferente (foto: Reprodução/ Instagram)

Oficina de Contação de Histórias e Outras Práticas Lúdicas para Professores
Data: de 23 à 27 de agosto, 
Horário: 19h às 21h
Local: Digital, com inscrição neste link
Durante os dias 23 a 27 de agosto acontece o Curso de Contação de Histórias e Outras Práticas Lúdicas para Professores, realizado pelo ZAP 18, um espaço artístico e cultural que, além de montagens teatrais, se dedica à formação de atores e jovens através da arte.

A oficina terá Micheline Monteiro como orientadora e será destinada a educadores, arte-educadores e professores interessados em aprimorar suas habilidades e capacidades de contar histórias aos pequenos.
 
 

Lançamento do Podcast “Mano a Mano”
Data: 26 de agosto
Local: Spotify
Na quinta-feira (26) estreia o podcast “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown do grupo de rap Racionais MCs, distribuído na plataforma do Spotify. Toda semana, Brown receberá artistas, personalidades e especialistas de diversas áreas como a música, religião e política.

Dentre os principais convidados estão o médico Drauzio Varella e a cantora Karol Conká. Para Mano Brown, a proposta do podcast é um bate-papo com ideias múltiplas e plurais.

“A ideia do podcast 'Mano a Mano' é trazer a diversidade de ideias e pensamentos sem repressão. Com convidados diferentes, controversos, amados ou odiados. Vocês decidem.” destacou Mano Brown.
 
 
Mostra exibirá 13 produções negras de diversos países do mundo.
Mostra exibirá 13 produções negras de diversos países do mundo. (foto: Divulgação)

Mostra "Insurreição"
Data: 27 a 05 de setembro
Horário: 19h
Insurreição!", a nova mostra do NICHO 54, apresenta 13 filmes em tributo às biografias de resistência de pessoas negras ao longo da história. As exibições serão on-line e gratuitas pela plataforma de streaming SALA 54.

A seleção traz obras como “Nationtime”, do estadunidense William Greaves, e “Pátria” (Zahlvaterschaft), do cineasta alemão Moritz Siebert. Além disso, outras ficções e documentários produzidos no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Argélia, Cuba e Gana, divididos em três eixos temáticos ou campos de resistência à opressão: Não Me Curvarei!, Formas de Existir Negro e Nem Tudo Cabe na Representatividade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)