Escritores Lyudmila Ulitskaya, Jamaica Kincaid, Salman Rushdie e Jon Fosse

Lyudmila Ulitskaya, Jamaica Kincaid, Salman Rushdie e Jon Fosse estão entre os favoritos ao Nobel de Literatura, que será anunciado nesta quinta

AFP/DIVULGAÇÃO
 
Poderia a Academia Sueca realizar um discurso político ao anunciar o Prêmio Nobel de Literatura na próxima quinta-feira (5/10)? Se este for o caso, autores que defendem a liberdade de expressão podem ser contemplados, dizem especialistas.
 
Entre os favoritos à honraria estão a autora e crítica do Kremlin, Lyudmila Ulitskaya, conhecida por seus romances épicos muitas vezes centrados nos relacionamentos pessoais, além do britânico Salman Rushdie, que sobreviveu a um esfaqueamento no ano passado, após viver escondido durante anos devido a uma sentença de morte proferida pelo Irã por seu romance “Os versos satânicos” (1988).
 
Para Lisa Irenius, editora cultural do jornal sueco Svenska Dagbladet, caso o Nobel de Literatura vá para Ulitskaya, que vive autoexilada na Alemanha, seria uma forma de indicar que “a literatura continua livre frente à política”.
 
Já segundo Bjorn Wiman, editor cultural de outro jornal da Suécia, o Dagens Nyheter, a premiação desta autora russa representaria “uma mensagem muito política”.
 
Wiman também acredita que há chances para a americana-caribenha Jamaica Kincaid, cujos romances são baseados na vida de sua família e nas experiências com o colonialismo e questões raciais. Mas seu favorito ao prêmio é Rushdie.
 
“É a hora dele vencer e, se o fizer, tiro o chapéu para a Academia” por defender a liberdade de expressão que Rushdie personifica, disse o editor.


DIVERSIDADE AVANÇA


A Academia sueca tem sido alvo de críticas pelo predomínio de autores ocidentais, brancos e masculinos entre os ganhadores. Desde a criação do Nobel de Literatura, apenas 17 mulheres venceram a categoria, de um total de 119 contemplados.
 
Abalada pelo escândalo #MeToo em 2018, seguido da controversa indicação do austríaco Peter Handke – que se posicionava a favor do ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic, acusado de genocídio – ao Prêmio Nobel de 2019, procurou mudar a sua imagem.
 
No ano passado, ela concedeu a honraria à ícone feminista francesa Annie Ernaux. No ano anterior, foi a vez do romancista britânico de origem tanzaniana Abdulrazak Gurnah ser reconhecido pelo seu trabalho que explora as mazelas do exílio, do colonialismo e do racismo.
 
“Nos últimos anos, há mais consciência de que não se pode permanecer com uma perspectiva eurocêntrica, deve haver mais igualdade e o prêmio precisa refletir o seu tempo”, afirmou a professora de literatura da Universidade de Estocolmo, Carin Franzen.
 
Vários membros da Academia, formada por autores, historiadores, filósofos e linguistas, participaram de debates políticos e sociais, organizaram seminários sobre liberdade de expressão e igualdade e publicaram artigos de opinião na imprensa sueca.
 
“Isso era impensável há cinco anos”, disse Wiman, fazendo referência à formação anterior, que era mais fechada.
 
Para honrar sua promessa de mais diversidade, a Academia passou a consultar especialistas externos para compreender melhor o âmbito dos trabalhos provenientes de locais distantes.


OUTROS NOMES


“Dada a promessa da Academia de olhar para outras regiões geográficas, temo que acabemos sem o conhecimento necessário para adivinhar o vencedor, mesmo que possua um doutorado em literatura”, admitiu Victor Malm, editor de cultura do popular jornal Expressen.
 
Entre outros nomes especulados para a categoria estão o escritor norueguês Jon Fosse, a escritora chinesa Can Xue, o autor romeno Mircea Cartarescu, os húngaros Peter Nadas e Laszlo Krasznahorkai, o albanês Ismail Kadare, o queniano Ngugi wa Thiong’o e a canadense Margaret Atwood, autora do famoso romance “O conto da Aia”, de 1985.