Desmatamento na Amazônia

O jantar em Cannes foi organizado pelo Better World Fund (BWF), entidade sem fins lucrativos que apoia projetos humanitários

MAURO PIMENTEL/AFP
A arte e a cultura são veículos importantes para a discussão de tópicos sociais. No cinema, o incentivo a mudanças não está presente somente nos enredos, temas ou produção dos filmes. Durante a edição de 2023 do Festival de Cinema de Cannes, um jantar de gala beneficente coletou investimentos no programa “Amazônia Fund Allience”, que atua na preservação de ecossistemas amazônicos. 

Representantes de empresas, líderes indígenas do Brasil e atores ativistas estiveram presentes. O jantar em Cannes foi organizado pelo Better World Fund (BWF), entidade sem fins lucrativos que apoia projetos humanitários.

Dentre os participantes estava Victor Felipe Oliveira, empresário mineiro que gerencia o grupo 3F e faz parte da Federação Brasileira de Clubes e Associações (BFUCA, na sigla em inglês), a partir da qual surgiu o “Amazônia Fund Allience” e que pertence à UNESCO.
Para Oliveira, a atuação do setor privado em temas ambientais não pode ser um papel fajuto: “Eu acredito que não temos outro caminho: o empenho da indústria não deve ser só para aparecer que estão fazendo bem pela conservação dos biomas e do clima, é preciso dedicar finanças ainda maiores para esta mudança que estamos vivendo. E tudo isso, sem querer parecer apenas um sonho nunca alcançado” – diz Victor.

As representantes brasileiras Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, e Célia Xakriabá, deputada federal eleita pelo estado de Minas Gerais participaram do evento. O ativista, empresário, roteirista, produtor e ator Leonardo DiCaprio também esteve presente.
 
*Estagiário com supervisão do subeditor Diogo Finelli.