Foto do rosto da cantora Anitta

Fãs da cantora chegaram a criar o movimento 'Free Anitta'

Robyn BECK / AFP

 

Na tarde desta terça-feira (4/4), a cantora Anitta publicou um comunicado em suas redes sociais no qual afirma ter deixado a gravadora Warner Music, depois de 11 anos de parceria. Entenda o que levou ao rompimento:

 

 

 

“Após onze anos de uma parceria de sucesso, nós concordamos em seguir caminhos diferentes. Anitta gostaria de agradecer ao time da Warner Music por todo o apoio. O time Warner deseja tudo de melhor para o futuro de Anitta”, diz a nota conjunta. 

 

Relação conturbada

 

A cantora vinha demonstrando sua insatisfação com a gravadora há alguns meses e os fãs, inclusive, criaram um movimento chamado ‘Free Anitta’.

 

Em uma live de 2022, Anitta falou sobre os problemas da indústria da música. "A gravadora se liga muito no TikTok, no que viraliza, e se não tem um sucesso logo de cara, eles dão tchau", reclamou.

 

Também em 2022, ela se irritou com o vazamento da informação de que havia preparado um álbum-surpresa para os fãs somente com músicas em português. O lançamento aconteceria horas mais tarde, mas acabou caindo em algumas plataformas antes do tempo.

 

Arrependimento

Nos últimos meses, Anitta chegou a dizer que se arrependia de ter assinado com sua gravadora em resposta a fãs nas redes sociais. A discussão foi levantada por um usuário que disse que seu "sonho é a Anitta sair da Warner, ir para uma gravadora que valorize ela e, de quebra, a primeira música que ela lançar pegue o top 10 do global".

 
Leia tambémPiqué diz que Shakira não pensou em sua saúde mental: 'Estou decepcionado'

 

A postagem de 25 de fevereiro foi respondida pela artista em 1º de março deste ano. Ela concordou com a frase, escrevendo "somos dois". E completou: "Meu amor, se tivesse uma multa para pagar, eu já tinha leiloado meus órgãos por mais caro que fosse para sair fora. Mas, infelizmente, não tem. Quando a gente é novo e ainda não sabe muito, tem que prestar muita atenção nas coisas que assina", escreveu ela no Twitter.

 

 

A conturbada relação teve mais um capítulo em março. Anitta criticou a gravadora por usar sua foto no Dia da Mulher com a canção "Envolver" -"música que disseram que nunca lançariam se não fosse um feat", escreveu.

 

A cantora fez um longo desabafo nas redes sociais e repostou a publicação em sua homenagem. "A comunicação na Warner é tão boa que eles usaram uma foto minha em um post de feliz Dia das Mulheres, sendo que fui a público pedir respeito às mulheres e dizer que é isso que este dia significa. No fundo, usaram a minha música, que disseram que nunca lançariam se não fosse um feat, porque eu não era forte o suficiente", disparou.

 

A brasileira ainda afirmou que solicitou à empresa o valor da multa em caso de quebra de contrato, mas que teria sido informada de que "isso não aconteceria", e disse que queria ter uma conversa com os responsáveis antes de acionar os advogados.

 

Até mesmo os fãs da artista resolveram comprar a briga dela. No último dia 17 de março, admiradores de Anitta fizeram um protesto em frente ao prédio da gravadora na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. O movimento foi organizado pelas redes sociais e elevou a tag 'Warner Is Over Party' ao topo dos Trending Topics do Twitter.

 

De acordo com Monique Souza, uma das presentes, a manifestação foi pacífica e a gravadora liberou os funcionários mais cedo. "Muitos já estavam indo embora, porque a Warner viu tudo pelo Twitter. Quando perceberam a repercussão, a gravadora fechou cedo, segundo os seguranças. Normalmente, ela fecha às 19h, e todos foram embora antes das 16h, de acordo com eles", detalhou.